Festa no Rotary Club de Tatuí­ comemora centenário de Simeão





Com cem anos completados na terça-feira, 29, o advogado aposentado Simeão José Sobral pretende comemorar a data no sábado, 3 de dezembro, ao lado de amigos e familiares, na sede do Rotary Club de Tatuí, na vila Santa Rosa.

Este foi um ano de quebra de recordes para Simeão Sobral. Em junho, o advogado assumiu a presidência do Rotary Club de Tatuí. No mês seguinte, foi um dos moradores locais que carregou a tocha olímpica durante a passagem da chama pela cidade.

“Vou receber meus amigos pessoais, os rotarianos e a família para conversar e comemorar esse aniversário especial. Meus dois filhos e minha esposa, além de um neto, estarão comigo lá”, destacou.

Segundo Simeão Sobral, viver cem anos é “abusar da vida”. Apesar da idade, o aposentado tem vida ativa. Dirige o próprio carro, preside o clube de serviços, participa de excursões e, às quartas-feiras, reúne-se com amigos na Associação Atlética XI de Agosto, onde toma uma “cervejinha” e conversa sobre futebol.

Quase 20 anos após a aposentadoria, Simeão Sobral pretende voltar às atividades no ano que vem em “causa própria”. Ele pretende ingressar com ação judicial, de cunho administrativo – porém, não deu detalhes da ação.

O centenário é membro ativo da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) desde 1944 e foi presidente da subseção local em seis oportunidades.

Além da festa no Rotary, Simeão Sobral pretende comemorar o aniversário com uma viagem ao Mato Grosso. O aposentado foi convidado por um amigo para passar alguns dias em uma fazenda. “Estamos cogitando essa possibilidade”.

O aposentado afastou a ideia de voltar a realizar viagens internacionais ao lado da esposa, Maria Elisabeth Amadei Vieira de Camargo. Para ele, nesta etapa da vida, “é melhor evitar percursos mais longos”.

Para o ano que vem, o centenário planeja dar continuidade no mandato no Rotary Club de Tatuí, entidade da qual é um dos fundadores – o único vivo. Em agosto, a entidade completará 70 anos de fundação e o aposentado, o mesmo tempo como rotariano.

“Vamos fazer uma festa para comemorarmos a data entre os rotarianos. Eu também vou comemorar meus 70 anos de Rotary, isso se eu chegar até lá”, disse, brincando.

O plano do aposentado é trazer mudas de uma planta que teria a característica natural de repelir o Aedes aegypti e distribuí-la na cidade. A ideia foi colocada em prática pelo Rotary no Estado do Paraná.