Festa do Bemfica espera atrair mais de 10 mil pessoas no fim de semana

Gastronomia, brincadeiras típicas e shows musicais animam noite de S. João

794
Tradicional festa junina começou na sexta-feira e segue domingo (foto: Eduardo Domingues)
Publicidade

A tradicional Festa Junina de São João do Bemfica deve reunir cerca de 10 mil pessoas neste final de semana. Essa é a expectativa do secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli.

O evento, organizado pela prefeitura, por meio das secretarias da Educação e do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, teve início na tarde desta sexta-feira, 9, e segue até às 22h deste domingo, 9, na Praça da Matriz, reunindo todas as escolas da rede pública municipal.

A programação prevê apresentações de quadrilhas juninas, concurso da “miss” e “mister caipirinha”, atrações musicais, brincadeiras juninas e várias barracas com comidas e bebidas típicas.

Sinisgalli destaca a mudança no concurso “miss” e “mister caipirinha”, que, desde o ano passado, passou a ser realizado em duas categorias: kids e adolescentes.

“Separamos em duas modalidades, porque a maioria achava as crianças pequenas mais bonitinhas e os mais novos sempre ganhavam”, revelou o secretário.

Publicidade

Conforme o secretário da Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior, cada escola é responsável por uma barraca. Toda a renda obtida com a venda de produtos típicos é revertida à APM (Associação de Pais e Mestres) das unidades participantes.

Segundo Cardoso, o recurso é usado para complementar a receita das unidades escolares. “As escolas usam o dinheiro para diversos fins, como gastos com materiais escolares, entre outras necessidades que podem surgir durante o ano letivo. Os professores se reúnem e definem no que será investido”, contou.

Ele lembra que há os repasses da prefeitura e do estado, mas que a renda da festa serve para complementar os recursos, além de poder ser direcionada conforme a necessidade. Uma comissão dentro das escolas cuida do investimento financeiro.

Ao todo, são 25 escolas de ensino fundamental, sendo 18 urbanas e 7 rurais; 26 creches (incluindo uma pré-escola em cada creche); e 17 pré-escolas (de ensino infantil e centros de educação pré-escolar municipal), sendo 10 urbanas e 7 rurais. Além das escolas municipais, o Numea (Núcleo de Educação Ambiental) participa da festa.

“Tem apresentações, tem concurso, tudo dentro da rede municipal; todas as escolas e todas as creches participam. É um evento muito esperado, muito aguardado pelos pais e alunos”, garantiu o secretário.

Na sexta-feira, 7, a festa aconteceria das 16h às 22h, com show a partir das 21h10, pela dupla Ivan & Anderson. No sábado, 8, e no domingo, 9, o evento começa às 11h e termina às 22h.

Há intervalo das apresentações no palco da Praça da Matriz, durante a celebração das missas na Paróquia e Santuário “Nossa Senhora da Conceição”.

A partir das 21h de sábado, apresenta-se o grupo Clariô e, no domingo, a partir das 20h30, ocorre o encerramento, com a dupla Rodrigo & Ruan.

A festa conta com 26 barracas, incluindo comidas típicas, como cachorro-quente, bolinho de frango, churrasco grego, amendoim doce e salgado, milho cozido, mingau com frango, mandioca no cone, mandioca, sopa de mandioca, pastel, minipizza, crepe suíço, hamburguer, lanche de pernil, lanche vegetariano, caldo de feijão, batata frita, polenta no cone, churrasco, torresmo, fiapão, frangão e carne-louca.

Também estão disponíveis várias delícias doces, como algodão-doce, pirulito, maçã do amor, churros, arroz-doce, doce de abóbora, canjica, doces ABC, brigadeiro, pudim, cocada, quindim, bom-bocado, espeto de frutas com chocolate, pipoca doce e crepe suíço.

Nas barracas de bebidas típicas, são oferecidos vinho quente, quentão, caipirinha, água, refrigerantes, chocolate quente e suco de laranja artificial.

Cardoso ainda destaca que, além da enorme variedade de comes e bebes, a festa tem brincadeiras, como sacolinha surpresa e pescaria. “São três dias de muita alegria, em um ambiente familiar e aconchegante. A exemplo das edições anteriores, a festa promete ser um sucesso de público”, concluiu.

Publicidade