Feira noturna teve ‘público de domingo’





Quinta-feira, 19, aconteceu na Concha Acústica “Spartacco Rossi” a inauguração oficial da feira noturna da Cooperativa dos Produtores Rurais de Tatuí e Região, organizada pelo Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico.

Após dois eventos “pilotos”, a feira reuniu produtores rurais da cidade e consumidores. Nela, era possível comprar frutas, hortaliças, ovos, raízes e legumes. Havia também barracas de pastel, suco e caldo de cana.

A cooperativa possui 58 associados, de Tatuí e Itapetininga, dos quais 22 participam da iniciativa na Concha Acústica, que teve a primeira edição no dia 5 deste mês.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, presente na inauguração oficial, afirmou que cidades como São Paulo e Sorocaba já realizam feiras noturnas, as quais têm boa aceitação.

“Foi uma ótima ideia da cooperativa que nós abraçamos. Quem trabalha de dia agora tem a opção de fazer a feira à noite, um horário alternativo e que pode agradar muitas pessoas que não gostam de fazer compras durante o dia, por causa do calor”, afirmou.

Segundo o diretor do Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek, a ideia de fazer uma feira noturna partiu dos próprios cooperados.

“Foi a própria cooperativa que nos trouxe a ideia e pediu apoio da Prefeitura para realizar. Fizemos uma série de reuniões para colocarmos a ideia de pé”, contou.

Rizek destacou que tem feito reuniões semanalmente com a cooperativa para implementar ajustes na realização da feira, que receberá novidades em breve.

“O pessoal está com uma ideia de fazer um espaço infantil e ‘gourmet’, além de um espaço dedicado aos alimentos orgânicos”, antecipou. “É bem interessante. Essa feira é diferente das demais e tem o público e o propósito diferentes das outras”, ressaltou.

A conselheira da cooperativa e agricultora Luciana Maria Nunes de Oliveira afirmou que o número de participantes pode aumentar. “O movimento foi de ‘feira de domingo’. Acho que, conforme o movimento vai crescendo, mais cooperados vão manifestar interesse em participar”, opinou.

A tenda do agricultor Fernando de Jesus de Moraes tinha brócolis, couve, cheiro-verde, pimentão, mandioca e melancia, produzidos na propriedade de dois alqueires que ele possui no bairro Água Branca.

De acordo com o agricultor, a maior vantagem para os fregueses são os produtos frescos, colhidos horas antes da venda. “Nossas vantagens é que os produtos são colhidos duas horas antes da feira, e se mantêm mais frescos por ser noite”, afirmou.

Os agricultores Lurdes Bertanha e Gustavo Natal Bertanha possuem uma fazenda com 18 hectares no bairro Água Branca. Para eles, o movimento na Concha foi maior em comparação à feira noturna anterior, realizada dia 12.

Segundo o agricultor, os trabalhadores do comércio e indústrias poderão se beneficiar do horário diferenciado da feira, pois ela acontece no contraturno de trabalho.

“Nós começamos a feira às 19 horas, logo depois que as lojas do comércio já fecharam e o pessoal que trabalha pode visitar a feira sem problemas”, argumentou.

Um dos fundadores da cooperativa, José Mateus Camargo afirmou que o caminho dos produtores rurais é buscar uma relação mais próxima com os consumidores.

“O caminho que buscamos é eliminar o atravessador e vender diretamente ao consumidor. O produto chega mais fresco, e temos a oportunidade de melhorar a renda”, disse.

O prefeito afirmou que a feira com produtos direto do produtor agrada tanto quem produz quanto quem compra.

“Como não tem atravessador, os produtos ficam mais baratos ao consumidor. E os produtores rurais garantem uma nova fonte de renda, que é essencial nessa crise”, comentou.

O aposentado Ibraim Chegan visitou pela segunda vez a novidade. Ele disse gostar da iniciativa de fazer a feira durante o horário noturno. “Achei o horário bom, principalmente porque a gente não precisa ficar andando no calor”, afirmou.

Chegan alertou, contudo, que algumas barracas estavam com produtos sem preços. “Tem algumas barracas que você precisa ficar perguntando os preços. Acho que todo mundo deveria colocar cartazes nos produtos. Facilita na hora de comprar”, sugeriu. A feira é semanal e acontece toda quinta-feira, das 19h às 22h.