Fatec local realiza evento buscando aproximar estudantes do mercado

Programação irá tratar do conceito da indústria 4.0 e terá minicursos

732
Osvaldo D'Estefano Rosica destaca a importância dos cursos oferecidos pela Fatec Tatuí (foto: Gabriel Guerra)
Publicidade

Com o tema “O Futuro da Inovação”, a Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” e o Centro Paula Souza realizam, entre estes dias 21 e 25, o “Cite” (Circuito Tecnológico).

O evento tem como objetivo a aproximação da indústria aos projetos da faculdade e proporcionar que os jovens se interessem pelos cursos oferecidos na unidade. A programação conta com atividades no período da manhã, das 8h às 12h; da tarde, das 14h às 17h; e da noite, das 19h às 22h.

Na quarta-feira, 23, haverá, no auditório da Fatec, a cerimônia de abertura do evento, a partir das 19h. A programação contará com a participação da Marinha Brasileira, que apresentará a maquete de de submarino nuclear criada por ela.

Os interessados poderão participar de palestras, minicursos, apresentação de planos de negócios, exposição de trabalhos e conhecer estandes de empresas convidadas.

A Fatec Tatuí oferece os cursos de automação industrial, manutenção industrial, gestão empresarial, gestão da tecnologia da informação e produção fonográfica.

Publicidade

A iniciativa terá foco na aplicação do conceito da indústria 4.0, caracterizada pela integração, pelo controle da produção, a partir de sensores e de equipamentos conectados em rede e da fusão do mundo real com o virtual.

A inovação cria os chamados “sistemas cyber físicos” e viabilizam o emprego da inteligência artificial, similar à humana e exibida por mecanismos ou software.

Segundo explicou Osvaldo D´Estefano Rosica, professor e coordenado do curso de gestão da tecnologia da informação, o evento começou como um simpósio de tecnologia e, com o crescimento, transformou-se em um circuito, “para que os visitantes pudessem conhecer todas as áreas da escola”.

O evento também tem o intuito de se aproximar dos jovens que estão na iminência de entrar na universidade, além dos funcionários das empresas que precisam voltar à universidade para se requalificarem visando ao mercado de trabalho.

Para o coordenador, é fundamental mostrar que os cursos oferecidos congregam o que uma empresa moderna precisa para o funcionamento. “Necessitamos mostrar, para as pessoas de Tatuí, que temos uma faculdade gratuita e de qualidade”, ressaltou Rosica.

Entre os palestrantes confirmados, está Waldyr Bastos Júnior, que falará sobre o tema “Novas Formas Estratégicas de Gestão”. Com formação em engenharia mecânica pelo Manhattan College, de Nova York, o profissional tem mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro do Brasil e Estados Unidos, trabalhando em instituições como Banco Real, Delta Bank, Morgan Grenfell e Grupo Alfa.

Com o tema “Panorama Econômico Financeiro Político”, Joseph Matthews, especialista em administração geral, passará conhecimentos de mais de 35 anos como executivo em grandes multinacionais americanas e europeias, como Citibank, Arco Petroleum, Rayban e Rayovac.

“Energia Distribuída no Brasil – Desafios e Oportunidades” é o tema da palestra que será ministrada por Marcelo Fanganiello. Formado em direito empresarial, o palestrante foi responsável pela área de renda fixa do Unibanco (atual Banco Itaú-BBA) e pela mesma área do Banco Standard de Investimentos S.A. Atualmente, é sócio da Horus, especializada em prover soluções de planejamento estratégico corporativo.

“Impactos da Reforma Trabalhista”, será o tema de Diego Custódio, formado em direito e atuação voltada para a criação de soluções em direito do trabalho empresarial, com ênfase na personalização das atividades, redução de custos e constante atualização das informações transmitidas às equipes responsáveis pela gestão de pessoas.

Com o tema “Industria 4.0”, Daniel Luz falará sobre o futuro da tecnologia no Brasil. O palestrante é especialista em gestão de pessoas e transformação cultural, autor de diversos títulos, com o livro “Insight”, com mais de 600 mil cópias vendidas, e vencedor de quatro prêmios TOP RH e Destaque RH.

O evento também irá tratar o tema “E-social”, com Jorge Feliciano; “Tecnologia: O Futuro da Manufatura”, com Eduardo Putz; “Empreendedorismo nos Novos Tempos”, com Carlos Mello e João Arcalá; e “Franquias como Formas de Investimento”, com Ângelo Pêpe Agulha.

Para conferir a programação completa e participar das palestras, os interessados devem entrar em contato com a Fatec (rodovia Mário Batista Mori, 971) pelo e-mail, [email protected] ou pelo telefone: (15) 3205-7780, ramal 6, com Elisabete.

Publicidade