Fatec do municí­pio realiza evento alusivo í  SGE no próximo dia 18





David Bonis

Therezinha Muhamed, Mauro Tomazela e Rosana Giacomazzi estão à frente da organização do evento

 

A Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” vai realizar, dia 18, evento relacionado à SGE (Semana Global de Empreendedorismo). A ideia da organização é oferecer um dia todo de atividades voltadas ao tema.

A grade de programação, no entanto, ainda não foi concluída, de acordo com os organizadores, o diretor da unidade, Mauro Tomazela, a professora da Fatec e agente local de inovação Rosana Bertila Giacomazzi e a coordenadora da Incubadora de Empresas, Therezinha Muhamed Jamoul.

O objetivo deles é promover três palestras com especialistas do setor. Uma seria às 8h, outra, às 14h, e a última, às 20h do dia 18.

Apenas a palestrante que falará às 14h já confirmou presença. Trata-se da consultora do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Bernadete Florence, que discutirá “cultura empreendedora e intraemprendedorismo”.

Um dos pontos que podem fazer parte da pauta durante o evento, conforme Tomazela, será a discussão a respeito do cenário industrial local, “que passa por crise”. O setor foi responsável pela maioria das demissões ocorridas durante este ano no município.

De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), a relação entre demitidos e contradados em 2014 pela indústria de transformação local ficou negativa em 791 postos de trabalho.

Segundo Tomazela, algumas empresas locais do segmento estão buscando alternativas junto à Fatec para não demitir mais funcionários. Uma delas seria o recurso da interrupção do contrato de trabalho, que garante redução no salário do trabalhador, enquanto o profissional tem direito ao seguro-desemprego.

Nesse período, o empregado ficaria afastado do posto e, para Tomazela, a empresa poderia investir na capacitação do profissional enquanto ele não retorna às atividades.

“Acho que isso é uma mudança boa de cultura, de pensamento, de inovação e até de empreender de uma forma diferente, investindo no funcionário, para que ele ocupe o tempo ocioso dele”, argumentou.

“São essas ações que estamos colocando. E a semana pode discutir essas questões também, pelo menos discutir o problema que vem acontecendo na cidade”, reforçou.

Outra atividade que poderá ocorrer na SGE será a apresentação de uma banda de choro, às 19h. Ela deve durar cerca de uma hora, até o horário da última palestra, às 20h.

No dia das atividades, os organizadores pretendem, também, homenagear os alunos da Fatec que participarão do desafio “Inova Paula Souza”.

Trata-se de proposta criada pelo Centro Paula Souza – autarquia ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, que administra todas as Fatecs – cujo intuito é promover a competição entre alunos e professores de todas as unidades a criar trabalhos inovadores na área do empreendedorismo.

Há 42 trabalhos de alunos da Fatec-Tatuí inscritos na competição. O horário em que deverá ocorrer a homenagem aos alunos, no entanto, ainda não foi definido.

Ao todo, há 340 vagas disponíveis o ciclo de palestras, evento vinculado à Semana Global de Empreendedorismo. Para participar, o interessado deve apenas ir até a unidade, no dia 18, sem necessidade de inscrição prévia.

A faculdade está localizada na rodovia Mário Batista Mori, 971, no Jardim Aeroporto. O evento tem apoio da Prefeitura, do Sebrae e da Associação Empresarial e Comercial.

A Semana Global de Empreendedorismo é um evento que acontece em todo o planeta. Criada em 2007 por iniciativa do ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown, com intuito de promover e fortalecer a cultura da inovação, a SGE acontece sempre nos meses de novembro, em cerca de 140 países.

No Brasil, o primeiro evento ocorreu em 2008. No ano seguinte, a Fatec local já passou a organizar ações ligadas à SGE. Portanto, esse será o sexto ano seguido em que a unidade organiza atividades voltadas ao empreendedorismo.

De acordo com Tomazela, os eventos dos anos anteriores eram direcionados, sobretudo, ao público interno. A ideia para este ano, no entanto, é expandir o público.

Embora seja uma iniciativa internacional, atividades vinculadas à Semana podem ser organizadas em todos os municípios. Basta que os interessados criem uma série de eventos acadêmicos voltados ao empreendedorismo e registre a proposta no site da iniciativa (www. semanaglobal.org.br).

“Qualquer cidade pode cadastrar sua agenda no site da Semana, desde que não haja vinculo comercial. A proposta é cultural. O objetivo é promover a educação empreendedora”, explicou Therezinha. Ela foi a responsável pelo cadastramento da Fatec-Tatuí como polo local de atividades da Semana Global de Empreendedorismo.

Startup

Os organizadores do ciclo de palestras na Fatec conseguiram ingressos mais baratos para o “Startup Weekend”, evento que acontece nos próximos dias 14, 15 e 16, no Parque Tecnológico de Sorocaba (avenida Itavuvu, 11777).

Trata-se de evento também voltado ao empreendedorismo. A ideia é reunir pessoas interessadas no assunto para pôr em prática projetos de pequenos negócios que possam ser lucrativos.

O evento é aberto ao público, mas há número de vagas limitadas. Para participar, deve-se procurar a Incubadora de Empresas na Fatec-Tatuí. Há taxa de R$ 80.

“No site do evento, está um valor maior, mas, como fecharam um pacote para nós – porque estamos colocando número expressivo de visitantes –, o valor é menor. Estou abrindo (as vendas dos ingressos) para os alunos e para a Incubadora, primeiramente. Em seguida, abriremos para a comunidade”, explicou Rosana.