Falta de vagas para consultas é maior ‘falha’ da Saúde local





Dentre quatro opções de respostas, a “falta de vagas para consultas com especialistas” foi apontada por leitores do jornal O Progresso como maior problema da Saúde em Tatuí. É o que aponta resultado de enquete virtual realizada ao longo da semana.

A pesquisa levada “ao ar” na manhã de sábado, 11, registrou votos até a tarde de sexta-feira, 18. A participação é feita por meio de “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br), sendo aberta a assinantes e não assinantes dos veículos impresso e digital.

Na semana passada, a enquete trouxe como tema a Saúde. A área receberá pouco mais de R$ 98 milhões do Orçamento municipal em 2017.

O montante deverá ser empregado na manutenção de todos os serviços da área. Em função disso, o jornal perguntou qual seria o maior entrave da Saúde no município. Em primeiro lugar, a falta de vagas para consultas com especialistas recebeu 37% dos votos.

Para 35% dos participantes, a maior dificuldade é a “demora na realização de exames com especialistas”. Um total de 16% respondeu que a “falta de medicamentos” é o maior problema. E, para 13%, a “maior falha” é o “atraso na realização de cirurgias eletivas”.

Para esta semana, o jornal propõe como tema a área da segurança pública. Nos últimos dias, dez ocorrências de roubos foram registradas no município. Os casos somam crimes contra residências e a pedestres, vitimando pessoas entre os dias 9 e 15 (reportagem nesta edição).

Entre as vítimas, esteve uma grávida. Por conta dos crimes, o jornal questiona: “Você já sofreu assalto em Tatuí?”. A questão pode ser respondida a partir da manhã deste sábado, 19, com “sim” ou “não”.

A enquete receberá participação até a tarde de sexta-feira, 25, tendo resultado divulgado no impresso do próximo domingo, 27.