Falta de vagas é dificuldade de 60% para obter novo emprego





A maior dificuldade dos leitores do jornal O Progresso para obter um emprego é a “falta de vagas”. Resultado de enquete virtual promovida pelo bissemanário em “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br) apontou que 60% dos participantes afirmaram que têm mais dificuldades em obter uma nova colocação no mercado de trabalho por falta de oportunidades.

Levada “ao ar” na tarde de sábado, 18, a pesquisa abordou o emprego como tema em função de reportagem publicada semana passada. Na ocasião, a Apodet (Associação dos Portadores de Deficiência de Tatuí) firmou parceria com o portal PCD Tatuí para inserção em trabalho de pessoas com deficiência.

O questionamento recebeu votos até a tarde de sexta-feira, 24, tendo cinco opções de resposta. Conforme o resultado, 18% dos leitores disseram que também têm dificuldades por conta da “qualificação”. Outros 17% responderam que a maior dificuldade é com relação “à idade”; 3% votaram na opção “escolaridade” como resposta; e 2% responderam “cursos” como maior dificuldade.

Criada em 2005, a enquete virtual é realizada com objetivo de mensurar a opinião dos leitores sobre temas relevantes. A participação é aberta a assinantes e não assinantes dos veículos de comunicação da empresa jornalística (impresso e online). Os votos são computados via site do bissemanário.

Além de participar, os leitores têm acesso ao resultado parcial da pesquisa. Em geral, os votos são recebidos entre o sábado de uma semana e a sexta-feira de outra.

Para esta edição, o bissemanário volta a propor discussão a respeito do trânsito. O assunto é tema de reportagem desta edição produzida com base em dados do Cepat (Centro de Estatística e Prevenção de Acidentes) fornecidos a O Progresso.

Estatística aponta a rua 11 de Agosto com o maior número de acidentes. Francisco Antônio de Souza Fernandes, Quincas, afirmou que nessa via as ocorrências estão relacionadas à imprudência e à falta de educação dos motoristas.

Ele também afirmou que os acidentes são decorrentes do número de carros em circulação e do tamanho das vias públicas. Nesse contexto, o jornal pergunta: “Em sua opinião, o que mais impacta o trânsito de Tatuí?”. As respostas são: “número de veículos em circulação”, “formato das vias públicas” e “alterações feitas no trânsito”.

As votações têm início na tarde deste sábado, 25, encerrando no dia 31. O resultado será publicado na edição impressa de O Progresso, no domingo, dia 2 de agosto.