Fábio Peron faz lançamento de CD em show no final deste mês





Stela Handa

Bandolinista se apresenta gratuitamente ao público no Conservatório

 

O músico Fábio Peron escolheu Tatuí para fazer lançamento de novo trabalho. A apresentação do CD “Fábio Peron e a Confraria do Som” está programada para o fim do mês. O show acontece no teatro “Procópio Ferreira”, no próximo dia 27, uma quinta-feira, a partir das 20h30, com entrada franca.

O CD que dá origem ao show foi viabilizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), do governo do Estado de São Paulo. Ele conta com 14 composições instrumentais do artista, todas inéditas.

As gravações tiveram participação de sete músicos solistas convidados, expoentes da música brasileira instrumental da atualidade. São eles: Arismar do Espírito Santo, Chico Pinheiro, Thiago Espírito Santo, Izaias Bueno de Almeida, Ricardo Herz, Alexandre Ribeiro e Zé Barbeiro.

Este será o segundo CD com composições lançado por Fábio Peron. O primeiro, de 2011, também foi gravado com apoio do ProAC. A produção musical é de Swami Junior.

O show de lançamento contará com a participação do clarinetista Alexandre Ribeiro e de uma banda de apoio composta de músicos de notória presença no cenário musical paulistano e que também participaram das gravações do CD.

No programa da apresentação, estão as obras: “Das Antigas”, “Vida Linda”, “Afronipônico”, “De Fraque no Frevo”, “Valente”, “Coração nos Dedos”, “Vixejá”, “Distância”, “Nascerá”, “Vai que Cai”, “Paz”, “Esquenta”, “Tergiversando” e “Redenção”. Elas são as mesmas gravadas em CD.

“Espelhamos, com isso, absoluta fidelidade às intenções e realizações do projeto”, declarou o músico, por meio de material enviado por assessoria à imprensa.

Peron é um jovem virtuose que está desenvolvendo novas linguagens e formas de expressão no seu instrumento – o bandolim de 10 cordas – por meio de um repertório de música brasileira. Por meio dele, são identificados desde os elementos do choro, sua escola de formação inicial, até os mais variados “sotaques” do samba, do frevo e do baião, além das influências jazzísticas e das fusões da música da atualidade.

Através do trabalho do músico, que compreende temas de composições próprias e interpretações expressivas da obra dos grandes autores clássicos, críticos afirmam ser possível constatar a força da transmissão de características culturais marcantes ao longo da história da música brasileira, assim como registrar um momento de grande fertilidade da música instrumental contemporânea.

Peron tem se apresentado ao lado de grandes nomes da música brasileira. Entre eles: Arismar do Espírito Santo, Lea Freire, André Mehmari, Alessandro Penezzi, Thiago Espírito Santo e Nailor Azevedo Proveta, entre muitos outros.