Exposição registra vivência de alunos especiais no museu





A exposição “Mais Flor, Por Favor” segue em cartaz no MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”). Aberta na quarta-feira, 8, por conta das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a mostra é composta por trabalhos de assistidos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Tatuí.

Ela tem curadoria da artista plástica Carmelina Monteiro, professora e voluntária da instituição por décadas. A mostra está em cartaz até a última quarta-feira deste mês, dia 29. As visitações acontecem de terça-feira a domingo, no horário das 9h às 17h, no museu. O espaço fica na praça Manoel Guedes, 98, no centro, contando com acesso a portadores de necessidades especiais.

Conforme explicou a responsável pelo projeto, por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura, a exposição é fruto de um trabalho que proporcionou aos alunos da associação vivências e pesquisas em vários ambientes. Carmelina explorou, com os frequentadores da instituição, os meios virtual e real, com levantamentos feitos por meio da internet e leituras de revistas.

Os alunos também participaram de visitas à floricultura e se envolveram na compra e no plantio de diversas flores. Por fim, realizaram pinturas em painéis que estão expostos no museu.

Também neste mês, a artista plástica inaugurou a exposição “Sentimentos”, no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, na rua Ana Rosa Monteiro, 475, próximo ao antigo curtume.

Os quadros foram apresentados ao público em evento na noite do dia 7 e seguem em visitação. Eles são compostos de diversas figuras alusivas à religião, trazendo como elementos uma igreja e a figura de uma santa, com predominância do azul.

Esta mesma cor também se fez “presente” em trabalho que rendeu à artista medalha de prata pela participação em mostra internacional, organizada em Londres na Inglaterra. Carmelina concorreu no ano de 2012, após ser escolhida pelo curador Eric Art, representante de artistas brasileiros em eventos internacionais.

A artista local participou do evento com outros 25 artistas brasileiros, de diversos estados. Ela levou premiação com o quadro “Portal das Trevas”, pintado a pedido do curador. A mostra internacional aconteceu entre os dias 4 e 8 de julho de 2012, na “The Brick Lane London Gallery”, por ocasião da 30a edição dos Jogos Olímpicos.