Exposição que retrata vivência artí­stica fica aberta até a quarta-feira, dia 15





Em setembro de 2015, Raquel Fayad participou de residência artística na Itália. Em março deste ano, dividiu a experiência com o público em mostra no Centro Cultural.

A exposição encerrada no fim daquele mesmo mês voltou a ser aberta. Desta vez, em espaço ocupado pela Amart (Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região).

A instituição tem sede provisória – e que abriga itinerâncias – na Fatec (Faculdade de Tecnologia “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”) e, desde abril, mantém a mostra. O trabalho é composto por oito quadros.

Eles recontam, em ordem cronológica, a experiência vivida por Raquel e fazem parte do projeto chamado “Come Dimenticare la Sardegna?” (“Como Esquecer Sardenha?”). A mostra permanece aberta à visitação até esta quarta-feira, 15. O público pode conferi-la no horário de abertura da faculdade.

A montagem na instituição contou com apoio dos professores Luana Muzille, Davison Pinheiro, equipe da Procult (núcleo formado por alunos e de fomento à prática) e direção. Na data de abertura, houve apresentação de grupos musicais inscritos no projeto “Minuto Musical”, que acontece nos intervalos das aulas.

“Como Esquecer Sardenha?” é uma série que retrata a experiência de Raquel na Itália. Em Sardenha, a artista plástica desenvolveu trabalhos originados de pesquisa sobre cartas de amor. O projeto envolveu os moradores da pequena cidade.

“Foi uma viagem plena de encontros para conhecer as belezas da terra, sabores, amores, amizades, artistas locais, cores, formas, cartas, histórias com diversas emoções que me trouxeram um momento especial, artístico e excepcional”, contou a artista em resumo sobre atuação junto à Associação NoARTE.

Inspirada pela vivência, Raquel elaborou a exposição. Ela é composta pelas obras, cada uma sobre um momento específico: “A Viagem (Il Viaggio)”, “Mãe Itália (Mamma Italia)”; “Território San Sperate (Territorio San Sperate)”, “Terra perdida, terra prometida (La terra persa, terra promessa)”; “Criando Raízes (Creando radici)”; “Sentimentos… Luz e Sombra (Sentimenti… Luce e Ombra)”; “A Grande Noite… Assim um homem vive! (La grande notte… Così um uomo vive!)”; e “Como esquecer? (Come dimenticare?)”.

A Fatec fica na rodovia Mário Batista Mori (SP-127), 970, no Jardim Aeroporto.