Exposição no Centro Cultural enfoca arte ‘simples e estudada’

205
Publicidade





Desenhos e grafias sem acabamento adequado, com traços sem perspectiva e com visível deficiência na aplicação das cores. Essas são as características da “Art Naif”, tema de exposição do Centro Cultural Municipal neste mês.

A mostra aberta na noite do dia 16 segue em visitação gratuita até o dia 3 de julho. Ela é assinada pela artista plástica Sonia Maria de Lima Santos. O público pode conferir o resultado de segunda à sexta-feira das 9h às 21h. O Centro Cultural está localizado na praça Martinho Guedes (Santa), 12, no centro.

Também considerada um tipo de arte simples, a “Arte Naif” é desenvolvida sem preparo, mas com conhecimento das técnicas acadêmicas. Os desenhos e grafias apresentam “visível deficiência na aplicação de cores, texturas e sombras”.

Nesse tipo de trabalho, o artista parte de suas experiências próprias e as expõe de uma forma simples e espontânea. Para isso, faz uso de experiências pessoais, de convivências com o meio e a cultura, de modo geral. Em Tatuí, as vivências de Sonia são exibidas na mostra composta por desenhos.

Publicidade

Nascida na década de 60, em Morro do Alto, distrito de Itapetininga, Sonia Maria tem ligação com a arte desde pequena. Aos 16 anos, iniciou com as pinturas, mas precisou interromper os estudos da arte por falta de recursos. Voltou 35 depois, com pinturas em estilo Naif executadas em telas, madeira e papel foto.

A artista enfoca temas relacionados com as tradições folclóricas. Seus trabalhos representam tropeiros, romarias, igrejas, quermesse, festas santas entre outros. A artista tem quadros no acervo do Masp (Museu de Artes de São Paulo).


Publicidade