Executivo aplica ‘pré-misturado’ de usina para asfalto e recapeamento





AC Prefeitura

Prefeito Manu fez inauguração simbólica junto a moradores de rua que pleiteavam obra havia década

 

A Prefeitura anunciou neste mês conclusão de asfaltamento da rua Roque Bueno de Campos com pré-misturado produzido pela Usina de Reciclagem. Localizada no Jardim Gonzaga, a via começou a receber melhorias no final de 2013.

Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura, as obras terminaram no dia 29 de novembro e eram aguardadas há mais de uma década pela população local. Além do asfalto, o Executivo levou infraestrutura para a “última rua do bairro”.

Compromisso de campanha do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, o asfaltamento da via pública aconteceu após implantação do sistema de rede de esgoto. Os moradores foram beneficiados por meio de parceria entre a Prefeitura e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Durante os 60 dias de obra, foram realizadas limpeza e terraplanagem do solo, implantação de galerias para captação de águas da chuva, guias e sarjetas, além da aplicação de asfalto. Ao todo, a Prefeitura aplicou 165 metros lineares de asfalto, utilizando o método chamado de “bica corrida” (a partir de material de construção civil reciclado na própria usina do município).

Ainda conforme a Prefeitura, a última fase do asfalto foi feita a partir de concreto pré-misturado a frio. Trata-se da chamada “capa”, aplicada no mês passado.

Em entrevista à assessoria da Prefeitura, a dona de casa Francisca Henrique da Silva Oliveira disse estar “agradecida pela novidade”. A moradora, apontada como uma “das mais antigas da rua” citou que o asfalto melhorou a qualidade de vida da população.

“Sempre lutei para o asfalto chegar até a minha rua, mas esse sonho só parecia se afastar. Quando o prefeito Manu veio até aqui e prometeu a obra me senti aliviado e senti que meu sonho estava perto de se tornar realidade. Hoje estou muito feliz com a conclusão da obra”, disse.

O diretor do Departamento Municipal de Serviços Públicos, Wilson Siqueira, destacou que o “mais importante da obra é o novo sistema que vem sendo implantado pela Prefeitura”. Siqueira disse que o uso do material da Usina de Reciclagem representa economia de 45% no custo final da obra.

“Essa modalidade utiliza material de construção reciclado, produzido pela nossa própria usina que fica no Jardim Gramado e está em fase preliminar de funcionamento. A aplicação é realizada pelos próprios funcionários municipais”, afirmou.

Ainda segundo a Prefeitura, outras ruas do município já receberam esse novo tipo de asfalto. Entre elas, a Roque Giovani Adão Bertim, no Jardim São Paulo, num trecho que compreende três quarteirões. O Executivo informou que utilizou mil metros quadrados de massa asfáltica para a reforma.

Por fim, também recebeu asfalto “reciclado” a rua Prudente de Moraes. O recape aconteceu no trecho entre a Romeu Pique e a Coronel Guilherme, no centro.