Executivo abre processo de licitação para contrato de empresa de tráfego





A Prefeitura está em processo de licitação para a contratação de empresa de engenharia de tráfego, informou o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes, Francisco Antonio de Souza Fernandes, Quincas.

Conforme o diretor, a contratação de empresa de engenharia já era para ter sido concretizada, mas, devido à Copa do Mundo e “outros problemas”, houve atraso na licitação.

A contratação da empresa tem o objetivo de sanar problemas em locais “críticos”. “Nós solicitamos porque chegou um momento, depois de tudo que fizemos num ano de mudanças, que é preciso melhorar esses pontos polêmicos”, afirmou Quincas.

De acordo com ele, os locais que necessitam de estudo especializado são a rua 11 de Agosto, no bairro Valinho; a rua 7 de Setembro com a Chiquinha Rodrigues; e a rua Teófilo Andrade Gama, e no bairro Boqueirão.

Segundo Quincas, esses pontos são locais que precisam “muito” de um estudo detalhado, no sentido de saber quais impactos podem acontecer por meio de mudanças.

Ainda conforme o diretor, com a contratação de uma empresa especializada em engenharia de tráfego, “será possível ter equipamentos e aparatos suficientes para realizar mudanças no trânsito que não interfiram de forma ruim para a população”.

Quincas afirmou que o Demutt pretende fazer algo “diferente de tudo que já fez até agora”. De acordo com ele, as mudanças corresponderam a “coisas viáveis”, sem grande impacto. “Mas, agora, não é possível mais fazer sem contratar empresa especializada em tráfego”.

“É necessário (contratar) para a gente ter esse respaldo, com base, realmente, em estudo. Por exemplo, a Teófilo pode ser mão única. A entrada do bairro vai ter que mudar. Então, todo esse trânsito vai ser desviado, e são mudanças que podem causar um impacto em outro ponto”, explicou Quincas.

Na rua 11 de Agosto, o diretor disse que a intenção é fechar os canteiros. Contudo, o Demutt não pode fazer as mudanças, diminuir acessos e não oferecer retornos ou opções nos locais que passam pela via.

A empresa que ganhar a licitação deverá ficar, pelo menos, uma semana na cidade, fazendo estudos e levantamentos dos pontos mais difíceis de acesso. Após isso, o empreendimento deve iniciar as obras.

Outra mudança que o diretor pretende discutir com a empresa é a implantação de novos semáforos, manutenção de alguns já existentes e colocação de “displays” de tempo em equipamentos já instalados nos principais pontos da cidade.

“Em locais que vamos mudar, como cruzamentos, haverá necessidade de um semáforo. Então, a empresa já faz um projeto para implantação. Se houver necessidade de lombada eletrônica em locais com fluxo grande de veículo, também será feito”, observou o diretor.

Em Tatuí, há lombada eletrônica em um único local, na rua Capitão Lisboa, próximo à Concha Acústica Municipal “Maestro Spártacco Rossi”.

Como já divulgado por O Progresso, o departamento pretende instalar quatros novos radares na cidade. De acordo com Quincas, os equipamentos já chegaram, e a instalação deve acontecer nesta semana.

“É importante porque a multa de radar é quase que incontestável, a não ser que a pessoa prove que o carro é clonado, algo nesse sentido. Mas, é muito raro. Então, isso obriga, praticamente, os condutores a reduzirem velocidade nesses pontos”, salientou.

A princípio, só está definida a instalação desses quatro radares. Porém, depois de um tempo de funcionamento, o diretor afirmou que pretende ampliar esse número.

Entre radar e lombada eletrônica, Quincas disse que não vê muita diferença. “É difícil a gente falar sobre isso, os dois são eficientes. O diferencial da lombada é que a pessoa está vendo o equipamento”.

“Agora, o radar convencional, ele não tem nada que possa dizer que ali tem o radar. A lei não obriga mais. Tem que estar sinalizada a via, mas não o local”, salientou.

O diretor disse que não vê necessidade em instalação de radar em vias rurais. Para ele, somente uma lombada “comum”, em alguns pontos, basta para não haver excesso de velocidade.

Quincas afirmou que, apesar de o Demutt estar à espera de uma empresa para mais modificações na cidade, ainda segue com alterações em algumas vias. Conforme ele, em alguns bairros, haverá interferências de proibição de lado de estacionamento.