Excursão

475
Publicidade





Após a derrota em pleno Maracanã na Copa de 1950 e da participação apenas razoável na Copa seguinte, de 1954, na Suíça, o Brasil, tentando uma melhoria e visando à Copa da Suécia, passou a realizar amistosos na Europa.

A foto é de 1956, precisamente do dia 8 de abril, quando venceu Portugal, no Estádio da Luz, em Lisboa, por 1 a 0, gol de Gino. Orientada por Flávio Costa, a seleção mostrou um bom futebol, dando uma esperança a mais ao torcedor.

Foi a primeira partida dessa excursão e, depois, a seleção empatou com a Suíça em 1 a 1, venceu a Áustria por 3 a 2, empate em 0 a 0 frente à então Tchecoslováquia, teve derrota para a Itália por 3 a 0, venceu a Turquia por 1 a 0 e encerrou a excursão sendo derrotada pela Inglaterra por 4 a 2.

A foto mostra em pé: Djalma Santos (Portuguesa de Desportos), De Sordi (São Paulo), Nilton Santos (Botafogo), Gylmar (Corinthians), Zózimo (Bangu) e Roberto Belangero (Corinthians). Agachados: Mário Américo, Sabará (Vasco da Gama), Walter Marciano (Santos), Gino (São Paulo), Didi (Fluminense) e Canhoteiro (São Paulo).

Publicidade

Gino Orlando, histórico atacante do tricolor paulista, foi o artilheiro dessas partidas na Europa, fazendo três gols. Grandes momentos, grandes craques, grandes jogos.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade


Publicidade