Ex-prefeito tatuiano Dionísio de Abreu Neto falece aos 91

    529
    Dionísio de Abreu (foto: arquivo pessoal)
    Publicidade
    EleService institucional
    Liderança Ferramentas
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra
    Anglo

    Na manhã de sábado, 9, o ex-prefeito Dionísio de Abreu Neto faleceu no Hospital da Unimed, em Tatuí, aos 91 anos. Conforme a família, o político passou mal e foi internado na segunda-feira, 4, vitimado por uma pneumonia. Ele ainda lutava contra o Alzheimer.

    O velório teve início às 12 horas, na Câmara Municipal, e o sepultamento aconteceu por volta das 17h, no Cemitério Cristo Rei, no centro. A prefeita Maria José Vieira de Camargo decretou luto oficial por três dias.

    Dionísio de Abreu, como era popularmente conhecido, foi vice-prefeito de Tatuí entre 1977 e 1982. Ele assumiu a prefeitura do dia 4 de fevereiro até 7 de outubro de 1979, período de afastamento do então prefeito Olívio Junqueira.

    Durante os oito meses à frente do Poder Executivo, o ex-prefeito realizou diversas obras. Em pesquisa nos arquivos de O Progresso, destaca-se o andamento de programas de pavimentação asfáltica no Jardim Santa Rita de Cássia.

    Com a realização do serviço, o prefeito recebeu homenagem dos moradores do bairro, em junho de 1979. Na ocasião, a comunidade do Jardim Santa Rita se reuniu no salão de festas da capela local e entregou ao então prefeito uma placa de prata, em agradecimento pelas melhorias executadas.

    Publicidade
    Anglo
    EleService institucional
    Liderança Ferramentas
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra

    No mesmo ano, com o olhar voltado a comunidades mais carentes, moradores da vila Esperança, vila Menezes e comunidades rurais ganharam incentivos ao futebol amador, com a implantação de espaços voltados ao lazer e ao esporte, nos tradicionais “campinhos”.

    A atenção à educação também foi foco durante o curto mandato. Entre tantos projetos que incluíram a área de ensino como pauta, o ex-prefeito iniciou uma série de reformas em todas as unidades escolares, sendo que algumas até receberam ampliações.

    Exemplo disso encontra-se em publicação desse período.  Em uma das edições de abri daquele ano, professoras da antiga EEPG “Isoladas”, do bairro dos Mirandas, procuraram o jornal para agradecer as obras do prefeito.

    Em nota, Ana Dolores Ramos Chegan e Ana Rosa Orsi Mendes destacaram que os serviços do prefeito beneficiaram a escola e a comunidade e agradeceram “pelo pronto atendimento”, ressaltando que “o prefeito demonstrou ser uma pessoa que valoriza a Educação e se preocupa grandemente com os problemas relacionados a ela”.

    Dionísio de Abreu em uma das últimas fotos ao lado da família (foto: arquivo pessoal)

    Além dessas obras, destacam-se o início de projeto de construção de duas escolas, na vila Angélica e na Fazenda Shigueno, um novo necrotério para o município e o projeto de lei 26/79, por meio do qual concedeu abono aos servidores municipais com mais de seis meses de serviço.

    Dionísio de Abreu nasceu em Tatuí, no dia 12 de outubro de 1927. Casou-se com Maria Inês Menezes de Abreu, com quem teve quatro filhos: Anísio Antônio de Abreu, Rafael de Abreu, Regina Estrela Abreu Delarole e Maria Helena de Abreu.

    Da prole, nasceram sete netos: Ana Paula de Almeida Abreu, Regiane Delarole, Bruno Delarole, Mariane Delarole, Thiago Souto de Abreu, Gustavo Souto de Abreu e Rafaela Souto de Abreu, além de dois bisnetos, Nicolas de Almeida Valencio e Enzo Bernardo Abreu de Almeida.

    Dionísio de Abreu é lembrado pela família e pelos amigos como um “homem trabalhador, que queria o bem de todos”. Os parentes também enaltecem o tempo em que atuou na política, “pelos importantes serviços prestados à população”, enfatizam.

    “Ele tratava a família com muito carinho, amor e respeito, temos muitas lembranças dele. Foi um grande trabalhador, que lutou para ter tudo o que teve; um homem humilde, que gostava de ajudar as pessoas, uma pessoa acima de qualquer crítica, o qual sempre lembraremos com muito carinho”, afirmou a neta Rafaela.

    Publicidade
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra
    Liderança Ferramentas
    EleService institucional
    Anglo

    DEIXE UMA RESPOSTA

    entre com sua mensagem
    entre com seu nome