Evento musical do Conservatório de Tatuí vai ter 16 concertos gratuitos

4ª Mostra de Prática de Conjunto 2019 acontece entre estes dias 8 e 15

196
Escola mantém 18 grupos pedagógicos musicais, cada um com composição diferente (na foto: Big Band Jovem) (crédito: AI Conservatório)
Publicidade
Da redação

O Conservatório de Tatuí promove, dentre estes dias 8 e 15, a 4ª Mostra de Prática de Conjunto 2019, com apresentação dos grupos pedagógicos musicais mantidos pela instituição. Todos os concertos são abertos ao público e têm entrada gratuita.

A prática de conjunto é uma das disciplinas que integram a grade curricular dos cursos de música e canto e considerada essencial para a formação profissional dos estudantes, pois prepara o aluno para atuar em grupos com as mais variadas formações.

Alunos do nível básico (1º e 2º anos do curso) participam dos grupos pedagógicos infantis e infantojuvenis. Quando chegam ao nível intermediário (3º ao 5º ano), passam pelos grupos pedagógicos juvenis e jovens.

Desta forma, ao chegar ao nível avançado (6º e 7º anos), o aluno estará apto a tocar nos grupos semiprofissionais, os grupos artísticos do Conservatório.

Para atender a toda variedade de instrumentos e cursos oferecidos pela instituição, a escola mantém 18 grupos pedagógicos musicais, sendo que cada um deles apresenta composição diferente.

Publicidade

Há grupos formados apenas com instrumentos de cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos). Outros priorizam os estudantes do naipe de sopros-metais (trompete, trombone, tuba, eufônio e similares).

Há grupos exclusivos para alunos de percussão sinfônica, de canto coral, de performance histórica, entre outros. E há, também, os grupos que reúnem instrumentos de vários naipes, que são as bandas e orquestras sinfônicas.

A 4ª Mostra de Prática de Conjunto 2019 tem 16 concertos e começa neste domingo, 8, às 11h, no teatro “Procópio Ferreira”, com a Orquestra de Cordas Infantojuvenil, orientada pelo professor Adriano Contó.

Outros três grupos se apresentam na segunda-feira, 9. O Grupo de Choro Jovem toca às 15h, no auditório da Unidade 2, sob orientação do professor Altino Toledo. O Grupo Jovem de Saxofones apresenta-se às 19h, no Salão “Villa-Lobos”, sob orientação do professor Marcos Pedroso. E às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”, tem concerto com a Orquestra Sinfônica Jovem, orientada pelo professor Gustavo Assumpção.

Na terça-feira, 10, a programação começa às 10h, com Ensemble de Performance Histórica e supervisão do professor João Guilherme Figueiredo. O Coro Infantil se apresenta às 18h, na Unidade 2, com a professora Miriam Cândido. E a Big Band Jovem sobe ao palco do teatro “Procópio Ferreira”, às 20h, sob a batuta do professor Hudson Nogueira.

Na quarta-feira, 11, tem Coro Jovem às 19h, no Salão “Villa-Lobos”, orientado por Ester Freire. Às 20h, no teatro, apresentam-se os alunos da Banda Sinfônica Jovem, sob supervisão do professor José Antonio Pereira.

Na quinta-feira, 12, o primeiro concerto será às 15h, na Unidade 2, com a Camerata Jovem de Violões, orientada pela professora Márcia Braga, que terá participação da Camerata de Violões (grupo artístico). Às 19h, será a vez do Conjunto de Metais, com o professor Edmilson Baia. E às 20h, no teatro, apresentam-se os alunos do Jazz Combo Jovem, orientados pelo professor Diego Garbin.

Na sexta-feira, 13, apresentam-se a Orquestra Jovem de Violoncelos, com o professor Tulio Padilha, às 19h, no Salão “Villa-Lobos”, e o Grupo de Percussão Jovem, com o professor Agnaldo Silva, às 20h, no teatro.

No sábado, 14, será a vez da Orquestra de Cordas Infantil, com a professora Ana Lúcia Leite, que se apresenta no teatro, às 20hs. A mostra termina no próximo domingo, 15, com concerto da Banda Sinfônica Infantojuvenil, no teatro, às 11h, sob orientação de Marco Almeida Júnior.

Música de câmara

Simultaneamente à prática de conjunto, o Conservatório realiza, entre 9 e 13 de dezembro, a 4ª Semana de Música de Câmara 2019. A música de câmara é outra disciplina dos cursos de música e canto, que prepara o aluno para tocar em grupos menores (duos, trios, até octetos) e em espaços fechados (como as câmaras dos palácios antigos).

Esses grupos têm repertório e técnicas específicos. Cerca de 120 grupos participam do evento, com audições diárias ao longo da semana, sempre no Salão “Villa-Lobos”, com apresentações às 10h e 14h. A entrada também é gratuita.

O Salão “Villa-Lobos” fica na rua São Bento, 415, centro – mesmo endereço do teatro “Procópio Ferreira”. Já a Unidade 2 se encontra na mesma rua, porém, no número 808, onde antes funcionava o antigo fórum.

Publicidade