Ética na Escola

481
Publicidade

A melhor maneira de lutar contra o terrorismo não é com armas. É com canetas, livros, professores e escolas.
Malala Yousafzai

Ética na Escola

A escola é um ambiente propício para o exercício e aprendizado da ética. Através dela, professores, alunos e funcionários podem obter resultados positivos no processo educacional, melhorando o ambiente de trabalho e aprendizado.

Em suma, se todos agirem de forma ética na escola todos sairão ganhando, pois os resultados serão positivos.

Os professores desempenham papéis fundamentais no que se refere à ética na escola. As crianças e jovens aprendem mais com exemplos do que com palavras. O professor que age de forma ética com alunos, professores e funcionários escolares passam aos alunos um importante modelo de comportamento ético.

O que cabe aos professores: Ensinar aos alunos o que é ética e sua importância nos diversos níveis como, por exemplo, ambiente de trabalho, família, escola, grupo de amigos e etc.

Publicidade

Esclarecer e cumprir com clareza aos alunos os métodos de ensino e avaliações. Ouvir e respeitar as opiniões dos alunos.

Buscar a qualidade no processo educacional. Cumprir prazos na entrega de documentações, diários, avaliações, notas e etc. Não expor erros ou deficiências de alunos na frente de toda classe.

Conversar com o aluno em particular. Ser justo na correção e avaliação de provas e trabalhos escolares. Respeitar e ser educado no relacionamento com outros professores, alunos, pais de alunos e profissionais da escola.

Não fazer comentários em sala de aula sobre o comportamento ou métodos de ensino de outros professores. Seguir a proposta educacional da escola, assim como seus métodos de avaliação.

Tomar a iniciativa no que se refere à integração de alunos com deficiência física ou transtorno psicológico.

Os alunos estão no processo de aprendizagem e, portanto, a ética deve-lhes ser ensinada e cobrada. Sabemos que muito do comportamento ético do aluno tem como origem a família, principalmente os pais.

Porém, cabe à escola trabalhar a ética no ambiente escolar para que resulte em melhor qualidade de ensino.

O que cabe aos alunos: Respeitar o trabalho dos professores e funcionários da escola. Respeitar também o direito de aprender dos outros alunos.

Na prática, isso significa não conversar, brincar ou atrapalhar de qualquer forma os momentos em que o professor está explicando ou tirando dúvidas de outros colegas.

Não colar em avaliações ou elaboração de trabalhos escolares. Não praticar bullying. Buscar ter um comportamento que crie um ambiente positivo e agradável na escola.

Não colocar apelidos em colegas e professores que possam causar mágoas, ferir sentimentos ou a auto-estima. Seguir as regras e normas de funcionamento da escola.

Tratar com respeito e educação colegas que possuam algum tipo de deficiência motora ou transtorno psicológico. Se possível, ajudar no processo de integração destes alunos.

Os Diretores, coordenadores e assistentes, também desempenham um papel fundamental na construção de um ambiente educacional ético.

O que caba a esses profissionais: Todos devem tratar com respeito e educação os alunos, professores e demais funcionários da escola.

Os coordenadores devem orientar de forma positiva e eficiente os professores e alunos. Os diretores devem criar as condições físicas e pedagógicas para que o processo educacional ocorra da melhor forma possível. Conversar com o professor em particular. Se você não sabia, o dia 15 de março é o Dia da Escola!

Publicidade