‘Etec’ realiza eventos para comemoração





Amanda Mageste

Convites para o ‘Baile de 80 anos Salles Gomes’ são vendidos na sede da instituição

 

A Etec (Escola Técnica) “Salles Gomes” completou 80 anos na segunda-feira, 30 de junho. Porém, as comemorações serão no final deste mês e início de agosto, devido às férias antecipadas por decorrência da Copa do Mundo.

Na quinta-feira, 31, haverá solenidade em homenagem a ex-professores, diretores e funcionários da instituição de ensino. De acordo com a diretora da Etec, Beatriz Soares Amaro, não haverá somente uma pessoa homenageada.

A solenidade será na sede da escola, porém, não aberta à população e aos estudantes da instituição. Somente convidados poderão participar do evento no dia 31. Segundo a diretora, o local não abrange muitas pessoas.

De acordo com Beatriz, funcionários da Etec fizeram levantamento de todas as pessoas que prestaram serviços na escola, inclusive, aqueles que trabalharam por muitos anos, para enviar convites.

“Será uma solenidade mais voltada para quem já vivenciou aqui dentro da escola, a parte administrativa e docência”. No dia 2,haverá um baile, aberto à população.

O “Baile de 80 anos Salles Gomes” será no sábado, 2, às 22h30, no clube 11 de Agosto. Os convites são vendidos na sede da escola, por R$ 25. A mesa para quatro pessoas está R$ 80. Para informações e reservas, basta entrar em contato pelos telefones 3205-2202 ou 3251-4242.

Conforme a diretora, para ir ao baile, não será necessário traje “chique”, porque “alunos de todos os níveis sociais frequentam a escola e a intenção do evento é a comemoração aos 80 anos e integração dos participantes”. Beatriz ressaltou que o objetivo da festa não é arrecadação de dinheiro.

Além desses eventos, no dia da solenidade, a escola lançará uma revista em comemoração aos 80 anos. De acordo com Beatriz, na publicação, haverá informações sobre a Etec “Sales Gomes”. A entrega será gratuita à população.

Etec

A diretora afirmou que a escola contribui “muito” com o desenvolvimento da cidade e região. De acordo com ela, há cerca de 1.500 alunos matriculados na instituição, oriundos de 16 cidades e distribuídos em 41 salas de aula na Etec “Salles Gomes”.

Os 16 municípios são: Angatuba, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Guareí, Iperó, Itapetininga, Jumirim, Laranjal Paulista, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Tietê e Torre de Pedra.

Além da sede da Etec em Tatuí, a escola oferece o programa de classes descentralizadas, que trabalha com a ida de docentes a municípios vizinhos para dar aulas.

“É uma parceria da Prefeitura com o Centro Paula Souza. Ao invés de os alunos saírem das cidades deles e virem para cá, os professores saem daqui e vão até eles”, explicou Beatriz.

A “Salles Gomes” oferece vários cursos técnicos, entre os quais, de logística, em Laranjal Paulista, edificações, em Iperó, e administração, em Cesário Lange. No segundo semestre, Torre de Pedra receberá o mesmo curso.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, as classes descentralizadas ministram cursos técnicos, com duração de um ano e meio, nos setores industrial, agropecuário e de serviços.

Conforme a secretaria, as classes descentralizadas funcionam em prédios escolares com um ou mais cursos gratuitos, em parceria com prefeituras ou empresas, sob supervisão de uma Etec. O objetivo do programa é promover capacitação e ampliar a oferta de profissionais qualificados para o setor produtivo.

Classe descentralizada é “uma ferramenta ágil e flexível para que o Centro Paula Souza preste um atendimento significativo a vários municípios que não atendem aos critérios para instalação de uma Etec, em todas as regiões administrativas do Estado de São Paulo”, divulga a secretaria.

Além dos cursos e programas já existentes na Etec, a diretora ressaltou que, no segundo semestre deste ano, será aberto um curso de farmácia. De acordo com ela, há algumas dificuldades em abrir capacitações em qualquer escola técnica.

Conforme Beatriz, a instituição precisa de um estudo de demanda na região, enviar o resultado ao Centro Paula Souza e aguardar para ver se haverá condições de abrir o curso solicitado.

Ainda de acordo com a diretora, há expectativa para que, no início de 2015, a instituição comece a primeira turma do ensino técnico integrado a química e curso de informática para internet.

“A gente já mandou a pesquisa e não tivemos resposta ainda. Mas, precisa ter essa rotatividade, porque, senão, satura o mercado. Já temos o ensino médio integrado a administração e informática, em que o aluno faz o ensino médio e técnico ao mesmo tempo. Então, fizemos uma pesquisa de demanda e deu química”, salientou a diretora.

Além da rotatividade de cursos, a diretora comentou que a estrutura do prédio precisa de pequenos reparos. De acordo com ela, a “Salles Gomes” já foi contemplada com uma verba do programa “Brasil Profissionalizado”. Portanto, quando o dinheiro for liberado, as reformas deverão começar.

Cursos oferecidos

A Etec “Salles Gomes” oferece os cursos de administração, bioquímica, edificações, eletrotécnica, ensino médio regular, ensino técnico integrado ao médio em administração, ensino técnico integrado ao médio em informática, informática, manutenção automotiva, mecânica, mecatrônica, meio ambiente, nutrição e dietética, química, segurança do trabalho, telecurso tec de administração – EAD (educação à distância) e farmácia (a partir do segundo semestre).

“Salles Gomes”

O nome da escola é uma homenagem ao médico Francisco De Salles Gomes, que nasceu na Vila de São Francisco (BA), em 29 de janeiro de 1854. No ano de 1881, o patrono da escola veio para Tatuí e viveu 30 anos na cidade.

De acordo com documento enviado pela diretora, contendo dados históricos da instituição, Salles Gomes era atuante na política local e tomou parte ativa em “todos os empreendimentos que visassem o progresso desta cidade”.

Salles Gomes foi eleito prefeito em 1883. Durante a gestão, de acordo com o documento, ele empreendeu diversas obras que impulsionaram o desenvolvimento da cidade.

Dentre os benefícios para o município, a instituição destaca: gabinete de leitura; implantação do abastecimento de água; início da construção do Teatro Municipal (o “Teatrão”) e a abertura da avenida das Mangueiras.

Em 1886, Salles Gomes fundou a associação “Beneficência Tatuhyense”, no largo da Beneficência, com 106 sócio-fundadores e duas enfermeiras, que atendiam aos doentes gratuitamente.

O médico mudou-se para São Paulo em 1911, mas voltou para Tatuí, onde viveu até a morte dele, em 2 de julho de 1932.

O nome da instituição de ensino deu-se após sugestão do jornal O Progresso, que publicou: “Agora, quando nossa Escola Profissional é uma deliciosa realidade, lembramos, com estas palavras quentes, candentes de sinceridade, aos organizadores da mesma, que se lhe dê, solenemente, no dia de sua inauguração, o nome de Escola Profissional Mista ‘Dr. Salles Gomes’. Tatuí pagará, assim, uma dívida de honra e cumprirá um dever de estrita justiça”.