Estudantes elaboram jornal escolar e visitam a redação de O Progresso





Reprodução

Charge e texto foram elaborados pelo aluno Michel de Almeida Vicente

 

Quinta-feira, 22, alunos e professores do colégio Integrado estiveram na redação do jornal O Progresso para saber como são os trabalhos de diagramadores e repórteres.

A visita aconteceu porque o professor de artes e redação Bruno Venâncio realizou projeto de confecção de um jornal com alunos do 9º ano.

De acordo com Venâncio, todos os estudantes participaram da execução do jornal, desde a escolha do tema, sobre a Copa do Mundo, até a diagramação final.

Os alunos Ivan Gonçalves Assumpção e Victor Gabriel Frurué de Moura foram os responsáveis por uma reportagem no asilo. Os meninos afirmaram que “foi muito legal a experiência de entrevistar as pessoas”.

“Foi bem tranquilo, eles responderam todas as perguntas que fizemos, e foi muito bom, fomos muito bem tratados”, afirmou Assumpção.

Andreza Lopes Carvalho elaborou um texto sobre o Maracanã. Ela não fez entrevistas, somente utilizou informações de pesquisas efetuadas na internet e disse que gostou muito do resultado e da experiência.

De acordo com ela, foi “um pouco complicado” terminar o trabalho, porque era um assunto que não conhecia e precisou pesquisar bastante para elaborar o texto sem deixar “falhas”.

O jornal elaborado pela turma possui uma charge feita pelo aluno Michel de Almeida Vicente, que afirmou ter encontrado “um pouco de dificuldade e receio ao fazer o desenho”.

“No começo, eu não estava muito confiante nas minhas ideias, precisei fazer vários rascunhos até chegar nas imagens escolhidas para ilustrar o jornal”.

“Fui fazendo vários desenhos, peguei ideias na internet sobre a Copa do Mundo e sobre piadas. Então, criei uma charge em cima disso. Achei que ficou muito legal”, salientou Michel.

O jornal também contou com uma parte de propaganda. Gabriel Nascimento, um dos criadores da publicidade, disse que precisou estudar e conversar bastante com o proprietário do colégio para definirem o que seria anunciado.

“Conversei para termos em mente o que ele queria com a propaganda, porque a gente sempre tem que procurar o cliente, para vermos o que realmente quer que a gente faça na parte da criação. Aí, ele explicou que não queria vender o produto – no caso, a escola -, queria algo ocasional, para mostrar a qualidade”, ressaltou.

“A dificuldade que encontramos foi na parte da pesquisa, porque eu nunca tinha mexido com isso e dava um ‘frio na barriga’ toda vez que íamos apresentar as ideias ao professor. Mas, foi interessante, porque pesquisamos muito e programamos tudo que precisava para montar a arte”, ressaltou Gabriel.

Venâncio afirmou que é o terceiro ano em que ele trabalha com o projeto de elaborar jornais com os 9ºs anos da escola. Porém, afirmou que esta edição saiu mais “rica” e completa em conteúdo, comparada às anteriores.

De acordo com o professor, o intuito de desenvolver um jornal com os estudantes é para mostrar a eles uma forma de escrita e comunicação diferente das aprendidas em sala de aula.

“Está no cronograma do 9º ano a notícia, então, eles trabalham isso. Portanto, pensei nesse projeto de jornal”, explicou o professor.

O jornal demorou um mês e meio para ficar pronto, sendo que os alunos tinham aula da matéria uma vez por semana.

De acordo com o professor, por ser um projeto demorado, foi necessário cobrar bastante os alunos, para que fizessem cada etapa programada. Ele afirmou que é muito interessante fazer atividades que demandam tempo e dedicação dos alunos, porque “quando o resultado aparece a satisfação é muito grande”.