Estudantes de piano clássico fazem recitais de aperfeiçoamento nesta 5ª





Três alunos do curso de piano clássico do Conservatório de Tatuí realizam recitais de conclusão em aperfeiçoamento nesta quinta-feira, 30. As apresentações serão às 15h, 17h e 19h, no Salão Villa-Lobos, localizado na rua São Bento, 415, no centro, com entrada franca. Todos os alunos são orientados pela professora Míriam Braga, sob coordenação de Cristiane Bloes.

O primeiro recital do dia, às 15h, é do aluno Thiago Campos Araújo, que faz conclusão de aperfeiçoamento em música de câmara com recital com participação do aluno de violoncelo Patrick Silva. No programa, estão peças de Brahms (Sonata para piano e violoncelo n.1 op.31), Fauré (Elégie Op.24 e Siciliene Op.78), Liszt (Liebestraum S.541), Mignone (Modinha) e Piazzolla (Libertango).

Thiago Araújo é formado em piano clássico pelo Conservatório de Tatuí sob orientação de Cristiane Blóes, com quem também fez aperfeiçoamento em música do século 20; e bacharel em piano pela Universidade Cruzeiro do Sul, sob orientação de Mirian Utsunomya.

Foi bolsista de iniciação científica PIBIC com o projeto de pesquisa “A Transilvânia de Béla Bartók: Estudo analítico e interpretativo das 6 Danças Folclóricas Romenas para Piano Sz.56“. Em 2010 recebeu o 1º lugar no Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí.

Nos anos de 2009 e 2012 foi laureado com o 3º lugar no mesmo concurso, e 2º lugar em 2013. Foi vencedor do concurso Mapa Cultural Paulista Edição 2013-2014, vencendo as etapas municipais e regionais da categoria solista.

Participou da 28ª edição da Oficina de Música de Curitiba, em masterclasses com Jan Krzysztof Broja (Polônia); Marian Sobula (Polônia) e Olga Kiun (Rússia).

Em 2015, participou do VI Feimep, no qual teve aulas com Jasmin Arakawa (Japão-Estados Unidos). Na área camerística foi integrante do Duo Skoini (piano e violoncelo) que recebeu prêmio de destaque na 2ª edição do Concurso Incentivo de Música de Câmara 2011 do Conservatório de Tatuí juntamente com o intercâmbio com a Emesp.

Participou do RICE – Rio Intenational Cello Encounter pelo qual pode ter aulas de música de câmara com David Chew (Estados Unidos) e André Micheletti (Brasil).

Em 2011, estudou cravo e baixo contínuo com a professora Maria Eugênia Sacco no Conservatório de Tatuí, e participou de masterclass com o cravista Ricardo Barros (Brasil-Inglaterra), Cláudio Barduco (Brasil-Holanda), Alessandro Santoro (Brasil-Rússia) e com o regente Ricardo Kanji (Brasil-Holanda).

Thiago Araujo foi bolsista como cravista do Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí e integrante da equipe de Pianistas Correpetidores do Conservatório de Tatuí. Atualmente, cursa aperfeiçoamento em música de câmara sob orientação de Miriam Braga, leciona musica no “The British College of Brazil” e atua como pianista correpetidor.

Patrick Silva conheceu o violoncelo no Projeto Guri, Polo Pompéia em 2007 e no ano de 2009 ingressou no Conservatório de Tatuí. Nessa mesma instituição, obteve a 2ª colocação no primeiro Concurso Interno da Área de Cordas na categoria violoncelo.

Também obteve 2ª colocação no IV Prêmio Incentivo de Música de Câmara com o quarteto de violoncelos, Yvyra Phrahei, do qual foi integrante.

Em 2015, foi vencedor do Concurso Jovens Solistas do Conservatório de Tatuí, onde interpretou a obra “Kol Nidrei”, de Max Bruch, ao lado da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, sob regência de Juliano de Arruda Campos.

Em 2015, passou a integrar a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí como bolsista. Participou da primeira formação da Orquestra de Violoncelos do Conservatório de Tatuí entre os anos de 2014 e 2015 e atuou como chefe de naipe na Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí nos anos de 2013 a 2015.

Participou como bolsista nos festivais de Itu, Ourinhos e Tatuí em 2013, 2014 e 2015. Atualmente, é aluno de violoncelo do professor Jefferson Peres no Conservatório de Tatuí.

Às 17h, quem se apresenta é a aluna Bruna Antunes Ferreira Pires. No repertório, estão obras de Robert Schumann (Cenas infantis) e Franz Schubert (Improvisos op. 90).

Bruna é natural de Votorantim e estudou com Luciana Pereira Klarosk e Nilce Marie Nakayama (Conservatório de Piedade). No Conservatório de Tatuí, estudou com Leila Mutanen Tai e formou-se com a coordenadora Cristiane Blóes (2011), tendo feito o primeiro aperfeiçoamento em 2013. Formou-se no curso de musicalização para educadores do Conservatório de Tatuí e no curso técnico em instrumento musical pela Etec (Escola Técnica) “Salles Gomes”.

Tocou com a Banda Sinfônica, Orquestra Sinfônica e Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, Orquestra Sinfônica de Araçoiaba da Serra, Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí e foi a pianista da Ópera Bastien Bastiene (2013).

Integrou, de 2009 a 2015, o Grupo de Pianistas Correpetidores do Conservatório de Tatuí. Em sua trajetória musical tem participado de workshops, oficinas, encontro de pianistas e concursos com renomados profissionais nacionais e internacionais da área musical.

Atualmente, está cursando aperfeiçoamento em piano solo com especialização em música do período romântico com a professora Míriam Braga, leciona no Conservatório de Piedade.

Às 19h, o recital será apresentado pelo aluno Domingos Sarto Neto. Ele apresenta obras de Johannes Brahms (Klavierstücke, Op. 76), Robert Schumann (Novelette, Op. 21 n. 2), Franz Liszt (Années de Pèlerinage – Troisième Anée) e Fryderik Chopin (Nocturne, Op. 27 no. 1, Ballade, Op. 47 e Scherzo, Op. 20).

Neto é natural de Araçatuba e formou-se em piano pelo Instituto Villa-Lobos de Ensino Artístico de Adamantina. Teve como mestres Luiz Fernando Garcia e Gilberto Tinetti.

Ao longo de sua formação, participou de masterclasses com Belkiss Carneiro de Mendonça, Homero de Magalhães, Yara Bernette, Maria José Carrasqueira, Luis Senise, Fábio Luz, Hans-Walter Stucki e Sylvia Schwarzenbach (Escola Superior de Música de Berna – Suíça) e Beatrice Berthold (Alemanha/Chile).

Participou do 24º Festival de Música de Londrina, apresentando-se em recitais solo e de câmara e com orquestra sob regência de Manfredo Schmidt. Também participou em duas edições do Encontro Internacional de Pianistas do Conservatório de Tatuí.

É detentor de 20 prêmios em competições de piano de âmbito nacional e sul americano, com destaque às edições do “Concurso Nacional de Piano Paulo Giovanini – Araçatuba”, “Concurso Sul Americano de Piano Estância Turística de Barra Bonita”, “Concurso Nacional de Piano Morada do Sol – Araraquara” e “Concurso Nacional de Música Brasileira Maestro Spartaco Rossi – Tatuí”.

No Conservatório de Tatuí, concluiu o aperfeiçoamento em música brasileira em 2014, sob orientação de Cristiane Blóes. Integrou a equipe de Pianistas Correpetidores em 2015 e, atualmente, está concluindo aperfeiçoamento em piano – repertório romântico sob orientação de Miriam Braga.

Apresentou-se em recitais nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.