Esportiva de Guará

660
Arquivo: Cláudio Aldecir
Publicidade

Foi uma tradicional agremiação do futebol do Vale do Paraíba (SP), da cidade de Guaratinguetá. Tinha como mascote e alcunha “Lobo do Vale”. Nasceu em 1915 e, curiosamente, levava as cores branca e preta. Somente com a sua entrada no futebol profissional, adotou a vermelha e branca.

Disputou na elite do futebol de São Paulo, na época a Divisão Especial, entre 1961 e 1964, sempre com boas formações, aproveitando jogadores experientes de clubes grandes do Rio e de São Paulo. Exemplo foi o zagueiro Zózimo, campeão do mundo que esteve na Esportiva, em 1964.

Em 1998, o clube, infelizmente, deixou de existir, não conseguindo, a exemplo de outros, manter-se em um mundo esportivo mais competitivo.

No mesmo ano, surgiu na cidade o Guaratinguetá Futebol Ltda., que, em 2016, disputou a série A3 do Campeonato Paulista.

Em 2005 é fundada a Academia Desportiva Manthiqueira, também de Guaratinguetá, disputando atualmente o Campeonato Paulista da segunda divisão.

Publicidade

A foto é de 1963. Em pé: Acosta Baicerê, Bolar, Rubens, Tupi e Henrique. Agachados: Gil, Tati, Beirute (ex-Flamengo e Corinthians), Frazão e Bececê (ex-Fortaleza, Palmeiras, Prudentina, Juventus e Ferroviária de Araraquara).

Histórias de clubes, clubes empresas, a nova realidade do futebol.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade

Publicidade