Esporte é tema da segunda reunião setorial de transição entre governos

 

As equipes do atual governo e da prefeita eleita Maria José Vieira de Camargo se reuniram na tarde de terça-feira, 29, para a terceira reunião de transição. No encontro, o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Júnior, apresentou os números da pasta e respondeu a dúvidas de integrantes da próxima administração.

Participaram do evento o atual vice-prefeito Vicente Aparecido Menezes, Vicentão, o ex-secretário de Esporte Douglas Dalmatti Alves Lima, Buco, a secretária municipal da Educação, Cultura e Turismo Ângela Sartori e José Norbal de Moraes Marques, representando o governo do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu.

Representando a nova gestão estavam o futuro vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, Cassiano Sinisgalli, Renato Pereira da Camargo e Tais Oliveira.

O encontro entre as equipes foi realizado no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”. O local também receberá as próximas reuniões temáticas.

Durante o encontro, o vice-prefeito Vicentão convidou os participantes para conhecerem a sede da Secretaria de Esporte, no bairro Santa Cruz. Na inspeção, as equipes conversaram com professores, voluntários e pais de alunos que participam de atividades no local, que tem aulas de judô, balé e musculação, entre outras modalidades esportivas.

A transição entre o governo de José Manoel Correa Coelho, Manu, para o de Maria José prevê a realização de outros 12 encontros. O primeiro, realizado há duas semanas foi para definir o cronograma de encontros.

Segundo o secretário de Esporte, a reunião de terça-feira serviu para que a nova equipe conheça a pasta, deste os aspectos de infraestrutura, como locais para realização de aulas esportivas e jogos, até detalhes administrativos, como os recursos humanos e realizações de eventos anuais.

“Nós temos que facilitar para a nova administração as questões estruturais da secretaria. Passamos, basicamente, tudo que aconteceu e que ocorre anualmente na área esportiva. Com essa transição, quem ganha é a população de Tatuí”, afirmou Cardoso.

A infraestrutura humana do Esporte tem cerca de 20 funcionários, entre professores, servidores da área administrativa, motoristas e estagiários. Além deles, outros 30 voluntários dão aulas em diversas modalidades.

“Acredito que o desafio é aumentar a abrangência dos nossos projetos, sem afetar a qualidade do serviço e performance dos esportistas. Para isso, eles precisam qualificar a parte estrutural e profissional”, opinou.

De acordo com o futuro vice-prefeito, a secretaria continuará sendo independente e a contar com orçamento próprio. A possibilidade levantada por Ribeiro é que os departamentos municipais de Cultura e de Desenvolvimento Turístico sejam integrados ao Esporte. Atualmente, os dois órgão são ligados à Secretaria Municipal da Educação.

“Provavelmente vai agregar a parte da cultura. Ainda está em estudo essa integração, não ficou definido ainda. Até a reforma administrativa vamos ter essa posição”, comentou.

Segundo Ribeiro, a principal dificuldade que será enfrentada pela gestão do Esporte é o enxugamento de gastos. O Orçamento, calculado em R$ 370 milhões, pode ter queda acentuada em 2017 e afetar algumas secretarias.

“Na reforma administrativa vamos rever essa questão do Orçamento, mesmo porque, temos absoluta certeza de que não é exequível a arrecadação de R$ 370 milhões”, opinou.

Próximas reuniões

Hoje, quarta-feira, 30, está prevista a realização de uma nova reunião, sobre a Educação. Também, nesta semana, serão abordados temas como meio ambiente e agricultura, na quinta-feira, 1º de dezembro.

Na próxima semana, as equipes programaram a realização de duas reuniões. No dia 6, o Fundo Social de Solidariedade será tema de debate e, no dia 7, a infraestrutura será abordada pelas equipes das duas gestões.