Especialistas discutem educação em Tatuí

Conferência contou com auditório lotado (foto: TEDx TatuíED)

Na quinta-feira, 21, Tatuí sediou o “TEDxTatuíED”, primeira conferência da plataforma TED (uma organização sem fins lucrativos) realizada na região.  O evento aconteceu no Sítio do Carroção, reunindo grandes nomes da área de educação, com o tema “Sejamos Água”.

O encontro contou com cerca de cem pessoas na sala principal – lotação máxima preconizada pela plataforma TED – e, ainda, foi transmitido simultaneamente para 400 alunos diretamente no auditório da Fatec Tatuí e no site oficial do evento.

Durante o dia, foram ministradas 16 palestras curtas (de até 18 minutos cada), que abordaram a educação de modo geral, não só voltada aos educadores na escola, mas como “cidadania”, focando metodologias, políticas públicas, inclusão, inovação e tecnologia.

“Abordamos a educação como respeito, formação do cidadão, cidadania, sustentabilidade e a sociedade como um todo. Até questões como diversidade, igualdade e racismo foram debatidas”, apontou a organizadora e licenciada TEDx em Tatuí, Fabiana Grechi.

De acordo com a organizadora, as conferências do TEDx sempre são realizadas com temas importantes para a comunidade. “Este ano, escolhemos o tema relacionado à educação, mas pretendemos fazer mais conferências com outros temas”, ressaltou Fabiana.

Para Popó Manoel Leite, CEO do Sítio Carroção, a conferência “foi um divisor de águas e até de quebra de fronteiras”. A O Progresso, ele destacou que o TEDx trouxe disseminação de educação, cultura, modos de vida e de pontos de vista que são muito importantes para a evolução das pessoas.

Além disso, o empresário ressaltou que, embora o evento fosse ligado à educação, profissionais de diversas áreas o acompanharam e se mostraram preocupados em mudar os rumos da educação.

“Tinha dentista, advogado, juiz e diversas outras pessoas aqui, não somente professores e pessoas ligadas ao ensino. Esta pluralidade é importante para um evento como este, e mostra que, realmente, a educação não é só escola”, ressaltou.

“Acho que as pessoas que participaram começarão uma mudança no sentido de humanizar a escola e a educação e, em breve, vamos sentir os efeitos desta mudança com as crianças de Tatuí. Tenho certeza que todo mundo sai daqui com novos conceitos”, assegurou o empresário.

O juiz de direito Marcelo Nalesso Salmaso também salientou os benefícios das discussões levantadas por meio da conferência.  “Um evento como este discute a necessidade de uma escola que trabalhe cooperação, que ela promova pertencimento para todos que convivem no espaço escolar e aglutina pessoas com uma nova visão de escola e de sociedade”, frisou.

Salmasso ainda afirmou que a atual Educação não vem apresentando os resultados que dela se espera e que, por isso, é importante falar sobre o tema.

“A educação atual está formatada dentro de uma lógica que funcionou em determinado tempo, para determinados objetivos da humanidade que hoje não existem mais”.

“Essa ideia de que existe alguém que sabe tudo e que enfia conhecimento na cabeça dos alunos, simplesmente para transmitir conhecimento, é uma dinâmica que foca só na transmissão de conteúdo e não se preocupa em trabalhar outras dimensões que são importantes, como cidadania, valores e ética nas relações. Então, é importante colocar isso em discussão”, salientou.

Também a O Progresso, o mestre em ciências da educação e especialista em música e alfabetização José Pacheco ressaltou que colocar o tema “educação” em pauta em uma conferência do nível do Ted é um “grande” passo, “não só para Tatuí, mas para toda a região”.

(foto: TEDx TatuíED)

“Conheço muito bem esta região e sei que aqui tem um potencial educativo fantástico. O que eu proponho é que aqueles que aqui estiveram percebam que têm tudo que precisam. Tomem iniciativa e tenham autoestima”.

“A partir daquilo que as escolas são, do que as pessoas são, dá para desenvolver uma rede de projetos de inovação. É assim que eu penso que podemos ajudar a construir um novo futuro para o ensino”, assegurou.

Durante o evento, Pachaco falou sobre metodologias de educação. O tema também foi apresentado por Popó e André Gravatá, escritor e educador.

Já o juiz Salmaso usou o espaço para falar sobre as políticas públicas, assim como o jurista Hédio Silva Júnior e o músico Visel MC.

A inclusão também entrou em pauta e foi debatida por meio de cinco conferentes: Fernanda Ifanger, professora; Maria Martoan, especialista em inclusão escolar; Sueli Segala, atriz consultora em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e inclusão; Rimar Segala, professor de Libras; e Enzo Carli, estudante.

As questões envolvendo a inovação e a tecnologia foram apresentadas por Camila Achutti, “mastertech”; Fernando Tsukomo, biólogo e educador; Alexandre Álvaro, cientista da computação; e pelo jornalista Tiago Abreu.
Conforme material de divulgação, o TED é “uma entidade dedicada a disseminar ideias, geralmente, na forma de conversas curtas”. A iniciativa começou em 1984, como uma conferência, em que tecnologia, entretenimento e design convergiam.

Atualmente, abrange quase todos os tópicos – de ciência e negócios a questões globais – em mais de cem idiomas. Enquanto isso, os eventos do TEDx, administrados independentemente, assim como o de Tatuí, ajudam a compartilhar ideias em comunidades do mundo todo.

“Como uma comunidade global, acolhendo pessoas de todas as disciplinas e culturas que buscam uma compreensão mais profunda do mundo, o TED acredita, apaixonadamente, no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e, finalmente, o mundo”, conforme o material de divulgação.

Fabiana destaca que esta é a primeira vez que uma conferência da plataforma TED é trazida para a região de Tatuí. A ideia é que o evento seja anual, para que se possa discutir outros temas. Contudo, a pauta ainda não está definida.

As palestras foram gravadas e serão disponibilizadas no canal oficial do TEDx no Youtube, gratuitamente. “A proposta do TEDx é que as ideias possam ser compartilhadas entre o máximo de pessoas. Por isso, quem não veio pode acompanhar as palestras pelos canais oficiais”, concluiu.