Especial ‘Jorge Rizek Noivas’





Nesta próxima semana, o jornal O Progresso levará a seus leitores mais um especial, desta vez tendo o casamento como tema único. Por meio da publicação sazonal “O Progresso em Revista”, todos os temas relacionados aos noivos são abordados.

A revista, no entanto, escapa ao molde das anteriores, tendo sido toda delineada a partir do trabalho e experiência “daquele que mais entende do assunto” no município: Jorge Rizek, promotor cultural e colunista do jornal.

Também diretor do Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Rizek – o qual, aliás, tem um casamento de 30 anos com O Progresso – perpassa com dicas e depoimentos toda a pauta da publicação.

Como registrado no editorial da revista, a celebração familiar, um dos sacramentos religiosos mais importantes, passou por diversas e diferentes fases. Mas, ao longo dos anos, em especial na última década, cresceu e multiplicou-se.

Não são mais longos churrascos, casamentos em casas regados a bolo e champanhe, nem presentes debaixo da cama. Atualmente, o casamento tornou-se um evento milionário. É o mercado mais lucrativo no setor de celebrações.

Segundo pesquisa divulgada no mês de maio pela Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos Sociais) e Instituto Data Popular, o mercado de festas e cerimônias cresceu nos últimos anos e estima-se que tenha atingido R$ 16,8 bilhões em 2014.

Esse número corresponde a casamentos, formaturas, aniversários, celebrações de debutantes e eventos corporativos. Em 2014, a região Sudeste foi responsável por metade dos gastos com festas e cerimônias – cifras que chegam a R$ 8,6 bilhões.

Só casamentos – um subitem do mercado de eventos – são realizados mais de um milhão por ano no Brasil. A grande maioria a integrar o número estrondoso é composta por jovens entre 20 e 39 anos de idade: 75% dos casamentos ocorrem nessa faixa etária no Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

E são esses jovens que movimentam as cifras bilionárias. Com mais renda e maior acesso a serviço, eles aquecem o mercado brasileiro, principalmente nas regiões Sudeste e Sul. Os casamentos civil e religioso chegam a 70% no Sudeste e a união consensual, a 30%. No Sul, 66% e 34%, respectivamente.

Segundo Ricardo Dias, presidente da Abrafesta, o mercado de eventos sociais no Brasil é altamente maduro e registra demanda em crescimento.

“As empresas prestadoras de serviços estão cada vez mais atentas às necessidades do mercado e em busca de novas tendências e produtos diferenciados”, observa.

Em busca da realização do sonho, eles fazem do casamento uma festa que pode durar mais de um ano. “O casamento não é somente a cerimônia religiosa e a festa, é toda a preparação”, diz Eduardo Amadei, que, ao lado da hoje esposa Yasmin Muhamed Jamoul, celebrou seu casamento ao longo de quase um ano e meio.

O casal, em particular pelas fotos cedidas – excepcionais! – figura com destaque a publicação especial, já a partir da própria capa.

Para a concretização do sonho – ou deleite da preparação -, há todo um mercado de fornecedores e serviços, que se expande cada vez mais. Seja uma cerimônia simples ou uma celebração reservada, um vasto leque de opções abre-se diante dos noivos.

Independentemente da profundidade do bolso ou do tamanho do amor, celebrar um casamento é uma tarefa árdua, que exige não apenas bom gosto, mas muita ginástica para escolhas acertadas, receber bem os convidados e concretizar o “grande dia” como o dia dos sonhos.

Para a realização da cerimônia religiosa e da celebração em família e amigos, estima-se que existam mais de 30 itens – com incontáveis subitens – a serem analisados, testados e escolhidos.

“A escolha dos doces, por exemplo. Não basta escolher quais tipos e quantidades. É preciso saber quais tipos e cores das forminhas, como e onde serão montados, onde serão acondicionados, em que local serão disponibilizados…”, destaca Rizek.

Em Tatuí, os setores de serviços e comércio (relacionados à realização de eventos) são os que mais empregam, conforme o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

São estimados que, pelo menos, três centenas de empresas, microempresas, lojas e profissionais autônomos atuem exclusivamente, ou inclusive, na área de matrimônios.

Mas, se por um lado o mercado oferece espaço para briga tão ferrenha quanto a das convidadas pelo buquê da noiva, por outro, os noivos estão mais exigentes a cada dia.

Com a proliferação de informações nos mais diferentes veículos de comunicação, os noivos são ávidos por novidades e esperam dos fornecedores a mesma determinação que eles mesmos têm para que nada dê errado no grande dia.

E a lista de cuidados é grande. Não apenas o vestido da noiva ou a bebida da festa, o casamento da atualidade traz uma gama de detalhes para fazer qualquer pai debulhar-se em lágrimas e sentir saudades do tempo em que a festa era armada com um (ou alguns) barris de chope.

Até para contribuir com essa nova realidade, “O Progresso em Revista”, edição especial “Jorge Rizek Noivas”, buscou o que há de melhor em produtos e serviços. Mais que isso, pretende tornar-se um guia, servindo como referência e facilitador aos casais que, com imensa alegria e infinita esperança, estão para mudar de vida. E, com certeza, para melhor!