Equipes de atletismo somam 11 medalhas nos Jogos Regionais





Divulgação

Equipe técnica e atletas que obtiveram nove ouros pela categoria ACD

 

A 59ª edição dos “Jogos Regionais”, sediada em Jundiaí, reservou “boas surpresas” para a equipe de atletismo de Tatuí. Sob o comando do técnico e professor Eronides dos Santos, o Nide, os representantes do esporte conquistaram 11 medalhas, sendo nove de ouro, uma de prata e outra de bronze.

O evento de 2015 registrou competições entre os dias 1 e 11 deste mês e consagrou o nome de Fernanda Rodrigues Machado Drumond como destaque na categoria ACD (atleta com deficiência). Somente ela, voltou para a casa com seis medalhas de ouro, sendo metade por atletismo e metade em natação.

A atleta pode ser considerada a mais nova integrante da elite ACD do município. Ela integra equipe da Apodet (Associação dos Portadores de Deficiência de Tatuí) apoiada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

Em atletismo paralímpico, Fernanda conquistou ouro nas provas de arremesso de peso, lançamento de dardos e lançamento de disco. A atleta competiu pela classe “F57”.

As medalhas se somaram aos três ouros obtidos por ela em natação paralímpica. No dia 3, conforme noticiado em O Progresso, Fernanda subiu três vezes ao pódio. Ela competiu na classe “S9”, vencendo a prova dos 50 metros nado livre (com 1min12s61), dos 100 metros nado livre (concluindo em 2min38s76) e a disputa dos 100 metros nado costas (com o tempo de 3min38s59).

A equipe de natação paralímpica também é fruto de parceria entre a Apodet e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes. Os treinos ficam a cargo de Nide que conta com colaboração de professores de natação do Clube de Campo de Tatuí (Thais Leme, Thiago Boaro e Danilo Amorim).

Também na categoria ACD, Tatuí conquistou ouro a partir de outro atleta. Renato Fernandes de Medeiros obteve três medalhas ao terminar em primeiro lugar as competições na classe “T46”. Ele subiu ao pódio pela prova dos 1.500 metros rasos, dos 800 metros rasos e, também, por lançamento de disco.

Outros seis competidores representaram o município no evento, com boas posições no atletismo convencional. Felipe Augusto Ribeiro da Silva conquistou a prata na prova dos 1.500 metros rasos e o bronze nos 800 metros rasos. Ele treinou sob a supervisão de Nide e do professor David Assumpção.

Nas provas femininas, Maria de Lourdes S. Vieira (Malu Soa) obteve a sexta colocação nos 10 mil metros rasos e a sétima posição na prova dos 5.000 metros rasos.

Já Leticia Gimenez Ferreira disputou três provas no atletismo convencional. Ela terminou os 400 metros rasos como oitava colocada; os 800 metros rasos como sétima; e a prova dos 1.500 metros rasos na sétima posição.

Entre os homens, há destaque para Cleverson Stank, Francisco Valdemir Pereira Azevedo e David Assumpção. O primeiro obteve quinto e nono lugar nas provas de 10 mil e 5.000 metros rasos, respectivamente. Azevedo terminou a disputa dos 10 mil metros rasos em sexto e dos 1.500 metros rasos em nono.

Assumpção competiu em lançamento de dardo. Ele terminou a prova em quinto lugar.