Equipe de Saúde faz ‘Zumba Rosa’ para prevenção ao câncer





Equipe da UBS (unidade básica de saúde) “Dr. Medardo da Costa Neves” realiza, dia 18, ação inédita no município. Trata-se da primeira edição da “Zumba Rosa”, atividade que acontece dentro da campanha “Outubro Rosa”.

A ação visa alertar sobre o câncer de mama, os tipos mais comuns da doença entre as mulheres no Brasil e no mundo. Conforme a organização, o câncer de mama é o mais frequente depois do melanoma (câncer de pele).

A doença responde por 25% dos novos casos de câncer a cada ano. Ela também acomete homens, mas em percentual “mais raro” (1% do total de confirmações).

De acordo com a equipe atuante na programação da atividade, que mescla conscientização e atividade física, o câncer de mama tem incidência crescente e progressiva em pessoas com mais de 50 anos. Raramente, ocorre antes dos 35.

“Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria tem bom prognóstico se diagnosticado precocemente”, declarou a enfermeira Pauliane de Souza Jardim Pires de Melo.

Juntamente com mais uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem, quatro agentes comunitárias de saúde e dois médicos (um ginecologista e um médico da família), a profissional realizará uma “roda de conversa” com as mulheres que frequentam a aula de zumba no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Victor Hugo da Costa Pires”.

O encontro tem início a partir das 9h. As alunas serão convidadas a participar da aula vestidas de rosa, a cor tema da campanha. “Abordaremos a importância da prevenção, do autoexame e da realização da mamografia para o diagnóstico precoce”, explicou a enfermeira.

Segundo adiantou Pauliane, a equipe fará a solicitação de exames de mamografia para as mulheres com mais de 40 anos que compareceram ao evento.

Além dela, a equipe organizadora é composta pela enfermeira Vanessa Momberg Graziano; auxiliar de enfermagem Valquíria Machado Vieira; agentes comunitárias de saúde Edna Machado dos Santos, Elisabeth Gonçalves, Haylce Campos e Riselly Garcia; e pelos médicos Bruno Orsi e Arnaldo Leite.