Equipe da cidade conta com pilotos no pódio do ‘21º Rally dos Amigos’

Com apenas 14 anos, Domingues alcança o pódio (foto: PhotoAction /Nelson Santos Jr.)

A Território Motorsport, com sede em Tatuí, teve saldo positivo no 21º Rally dos Amigos. Dos quatro pilotos de UTV (utility task vehicle, ou veículo utilitário multitarefas, em português) da equipe, três subiram ao pódio na prova que encerrou o Campeonato Brasileiro de Rally Baja, no sábado da semana passada, 8, em Barra Bonita.

O piloto Edu Piano completou a categoria especial, com trecho cronometrado de 124 quilômetros, com o quarto melhor tempo geral e também da categoria UTV Pró Elite, em 1 hora, 37 minutos e 46 segundos. Competindo na mesma categoria, Rodrigo Luppi teve problema com o veículo e não completou a prova.

Os jovens pilotos Bruno Luppi, de apenas 14 anos, filho de Rodrigo Luppi, e Nathan Domingues, 16, filho de Piano, garantiram presença no pódio da prova de estreia.

Bruno Luppi e o navegador Henrique Furika conquistaram a segunda colocação, enquanto Domingues e o navegador Manuel Ruivo ficaram com o terceiro lugar na categoria UTV Start.

Encerrando a terceira temporada nos UTVs, após diversos títulos na categoria carros e caminhões, Piano afirmou ter garantido um resultado satisfatório.

“Foi uma boa prova, e consegui um bom resultado. Fiquei em quarto lugar na geral, apenas dois segundos atrás do terceiro e a um minuto do primeiro colocado. Rali bom é assim, quando é bem competitivo”, declarou.

Acostumado a receber o pai em chegadas do Rally dos Sertões, Domingues confessou que estava ansioso antes da largada, mas que gostou da experiência. Segundo ele, o objetivo era completar, apesar ter ficado com o corpo um pouco dolorido.

Bruno Luppi reconheceu que a prova era perigosa, mas projeta o desempenho em 2019. “Uma escapadinha poderia nos tirar, mas meu navegador fez um bom trabalho. Agora, é treinar para pegar a mão e melhorar para o próximo ano”, afirmou.

Piano e Rodrigo Luppi disseram que a concentração, desta vez, não foi a mesma que a habitual, “pois a cabeça estava voltada para os filhos”. Porém, segundo a assessoria de comunicação deles, “não escondiam o orgulho de ter os garotos no mesmo grid e poder aplaudi-los no pódio”.

“Essa é nova geração do rali, é muito gratificante ver nossos filhos, meu e do Piano, crescendo juntos. Esse é o espírito do rali: amizade, respeito”, completou Luppi.

A Território Motorsport, chefiada por Piano, é uma das equipes com mais títulos no Rally dos Sertões. Durante 12 temporadas, até 2014, a equipe representou o time oficial da Ford Caminhões na competição e conquistou oito títulos.

Entre 2011 e 2014, foi a equipe oficial da Troller, quando se sagrou bicampeã da prova na Production T2. A partir de 2016, Piano passou a competir e a preparar UTVs, e, neste ano, formando dupla com Solon Mendes, conquistou o título inédito na categoria Over 45.

Com esse, Piano acumula oito títulos, sendo o único piloto octacampeão da história da prova, enquanto Mendes é o único navegador com sete títulos, todos conquistados ao lado de Piano.