Entidades de Tatuí­ poderão pleitear verba via propostas





Entidades de Tatuí e das cidades onde a Coop (Cooperativa de Consumo) mantém unidades estão sendo convidadas a inscrever projetos para concorrer a verbas de até R$ 300 mil. Os recursos serão repassados às instituições assistenciais por meio do programa de responsabilidade social da cooperativa.

A iniciativa é mantida há 13 anos e compreende entidades nas cidades do Grande ABC e interior de São Paulo. O valor do recurso é aprovado durante assembleia geral ordinária anual. Conforme a cooperativa, desde o início, o programa beneficiou 186 entidades com a doação de quase R$ 4 milhões.

A doação de recursos é feita pelo núcleo de responsabilidade social da cooperativa. Ela visa melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes, idosos e famílias carentes que convivem em asilos, creches, orfanatos e demais espaços.

Para continuar com esse trabalho em 2015, a Cooperativa abriu inscrições de instituições beneficentes para que exponham suas necessidades. De acordo com Luciana Benteo, responsável pela área, para participar, o dirigente deve enviar até o final de maio um histórico da entidade (data de sua fundação, público atendido, regime de atendimento, número de atendidos).

Também é preciso enviar o projeto detalhado a ser contemplado, informando objetivos sociais, necessidades para colocá-lo em prática e metas a serem atingidas. Só serão aceitos projetos que visem melhorias estruturais, como reformas, compra de equipamentos, mobiliários ou aquisição de materiais pedagógicos.

“Não serão viabilizados aqueles que contemplem recursos para pagamento dos salários, encargos trabalhistas, previdenciários ou das despesas correntes do dia a dia da instituição, como a compra de fraldas, alimentos medicamentos ou produtos de limpeza e higiene pessoal”, antecipa Luciana.

Depois da análise e da seleção das instituições a ser atendidas neste ano, uma equipe de profissionais da Coop visitará cada entidade para conhecer “in loco” as necessidades.

Propostas de projetos e documentos deverão ser encaminhados, via Correio, à Coop – Cooperativa de Consumo, aos cuidados da área de Responsabilidade Social, para rua Conselheiro Justino, 56, bairro Campestre – 09070-580 – Santo André – SP.

O dirigente deve encaminhar a ata de composição da diretoria atual (grifando os nomes e dados dos representantes com poderes para firmar acordos e contratos e respectivos mandatos); comprovante de inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) da sede e/ou da unidade onde o projeto será realizado ou que executará o projeto e o estatuto social da entidade.