Enquete diz que maioria esperou mais de um ano para tratamento





A maioria dos leitores de O Progresso que participou de enquete virtual até a tarde desta sexta-feira, 16, diz ter esperado “mais de um ano” por algum procedimento de saúde na cidade. O bissemanário levou “ao ar” o tema em virtude de reclamações que geraram reportagem a respeito.

A reportagem apontou, também, que pacientes que precisam de exames para detecção de tipos de câncer não deveriam pagar pelos procedimentos. A afirmação é da diretora da DRS (Divisão Regional de Saúde) de Sorocaba, Silvia Maria Ferreira Abrahão.

Ela falou sobre denúncias do vereador Antônio Marcos de Abreu (PP). Em dezembro do ano passado, ele declarou que usuários locais do SUS (Sistema Único de Saúde) precisavam pagar por exames que detectam câncer e não conseguiam agendamentos com especialistas para fazer os pedidos por falta de referenciamento.

Silvia reconheceu a demora no agendamento de cirurgias. Entretanto, informou que os exames de próstata estão com marcação normalizada e disse que os requerimentos do vereador “são vagos, mas serão respondidos”.

Em função disso, o jornal propôs a seguinte questão: “Por quanto tempo você precisou aguardar por algum procedimento de saúde?”.

A maioria dos leitores considerou “mais de um ano” o período de espera por algum procedimento. Conforme a enquete, 27% dos internautas escolheram essa opção. “De três a seis meses” obteve 26% dos votos, ficando em segundo lugar, seguida de “entre um e três meses”, com 24%, e “menos de um mês”, 8%.

A votação acontece por meio de “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br), na seção “sua opinião”. No mesmo canal, o jornal propõe nova temática.

Para esta semana, o assunto é a dificuldade para estacionar no centro. A grande demanda de veículos na cidade vem dificultando o trânsito no horário de pico.

Considerando essa informação, o jornal pergunta: “Você é favorável à implantação da zona azul no centro da cidade?”. A pergunta pode ser respondida com “sim” ou “não”, a partir da tarde deste sábado, 17. A enquete será encerrada na sexta-feira, 23, com resultado divulgado na edição de domingo, 25.