‘Encontro de Casais’ celebra 50 anos com programação virtual

220
Publicidade
Da redação

Para celebrar o jubileu de ouro do ECC (Encontro de Casais com Cristo), o Santuário Nossa Senhora da Conceição de Tatuí promove um final de semana com programação especial para as famílias.

Neste ano, a comemoração é totalmente online com músicas, orações, pregações, testemunhos e a celebração da Eucaristia. As transmissões serão realizadas pelo Facebook e pelo canal no YouTube do Santuário Conceição.

A programação começaria nesta sexta-feira, 21, às 20h, com noite de louvor e “live” do cantor católico Heber Campos. No sábado, 22, a celebração começa às 10h, no café com os dirigentes do Movimento ECC.

Ainda no sábado, às 13h30, os canais disponibilizam a palestra “Igreja Doméstica – Quando a Família Reza“. Às 15h, o ECC realiza o “Terço Meditado”, seguido de testemunhos, e o dia se encerra com “Noite Mariana”, celebrada pelo padre André Viana, a partir das 20h45.

No domingo, 23, o movimento promove a Santa Missa, a partir das 9h. Às 13h30, os canais virtuais transmitem uma mensagem do bispo da Diocese de Itapetininga, dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto.

Publicidade

O Encontro de Casais com Cristo foi criado pelo padre Alfonso Pastore, em abril de 1970, e desenvolvido em três etapas distintas, cada uma com características e finalidades próprias. A proposta foi encaminhada à arquidiocese de São Paulo e teve a aprovação do então arcebispo, dom Paulo Evaristo Arns.

Nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970, foi realizado o primeiro ECC na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Pompeia. Outros encontros foram realizados, logo em seguida, nos meses de agosto, setembro e outubro daquele ano.

O ECC se expandiu para outras paróquias de São Paulo e, gradativamente, para todo o país. Em 1985, foi criado o Documento Nacional – uma espécie de Constituição do ECC -, reunindo os conteúdos produzidos por Pastore e pelo casal Kleber Antônio Ferreira e Laureci Henriqson Ferreira, de Porto Alegre, com a contribuição das coordenações regionais.

Publicidade