Empresa tem contrato extinto após atrasar obras no Jardim Wanderley

De acordo com secretário, troca de empresa não afetará trabalhos a serem realizados em outros canteiros (foto: Brunno Vogah)

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura confirmou o rompimento do contrato com a empresa que fazia o serviço de recapeamento com lajotas no Jardim Wanderley. A informação havia sido antecipada por vereadores na Câmara Municipal, na terça-feira, 12.

Segundo o secretário Marco Luís Rezende, a empresa contratada para efetivar a pavimentação não deu continuidade aos trabalhos. Em uma primeira tentativa, a Prefeitura buscou resolver o impasse de forma amigável.

Todavia, diante da recusa da empreiteira em retomar os serviços, o contrato foi rompido. A notificação de rescisão contratual foi editada na quinta-feira, 14.

“Vamos chamar a segunda colocada na licitação e teremos outra empresa para fazer o trabalho no Jardim Wanderley. Creio que o processo seja rápido. É questão de assinar o contrato, conferir a documentação e retomar os canteiros de obras”, explicou.

Para o titular da pasta de Obras e Infraestrutura, as obras de pavimentação com a chamada “lajota ecológica” devem ser retomadas na última semana do mês.

Antes de dar continuidade aos serviços, as equipes da secretaria e da nova empresa deverão reunir-se para acertar detalhes técnicos acerca da execução da obra. A troca de empreiteira não afetará outros canteiros de recuperação de ruas em outros bairros, de acordo com Rezende.

“A licitação havia sido feita somente para o Jardim Wanderley. Queremos que o bairro seja um modelo de pavimentação com lajotas, então, vamos exigir que o trabalho seja muito bem feito”, salientou.

Durante a sessão de terça-feira da Câmara Municipal, os parlamentares pediram a recuperação de vias de diversos bairros, entre eles, vila Angélica, São Cristóvão, centro e Village Engenheiro Campos. Rezende informou que as solicitações de todos os vereadores constam no cronograma das três frentes de trabalho da secretaria.

“Estamos fazendo diversas operações tapa-buracos. Em alguns pontos mais críticos, realizamos o tapa-buraco, depois passamos com o recapeamento; noutros, é necessário fazer o fresamento e agregamos um asfalto novo”, explicou.

O secretário antecipou a O Progresso que a Prefeitura contratou uma quarta empresa, da cidade de Tietê, para o recapeamento asfáltico na região dos Jardins Andrea Ville e Saba.

“Até a semana que vem, vamos iniciar os trabalhos naquela região. Na sexta-feira, eles iriam trazer para a cidade o maquinário para iniciar o serviço de recapeamento”, informou.

De acordo com Rezende, a Secretaria de Obras e as empresas contratadas taparam mais de 10 mil buracos em todas as regiões da cidade. Apesar disso, ele reconhece ainda haver “muito trabalho a ser realizado nos próximos meses”, antes da nova temporada de chuvas, que se inicia em dezembro.

O secretário atualizou o andamento das obras de paisagismo do entorno da ponte do Jardim Junqueira. O dispositivo liga a rua Professora Maria Aparecida Santi à região da marginal do ribeirão do Manduca.

Segundo a Prefeitura, a obra deve ser entregue entre o final deste mês e o início de outubro. A intenção da secretaria é reformular a marginal, alargando e criando uma avenida.

“A rua não será recapeada, estamos fazendo um trabalho para alargar a via e criar uma avenida. Creio que ficará muito bonito, e deve dar uma nova cara para aquela região”, comentou.

Outra equipe da secretaria trabalha na limpeza da calha do ribeirão do Manduca. O serviço deve prevenir o transbordamento no período chuvoso.

Praças

Além dos serviços de reparos na malha viária local, os vereadores cobraram o término da construção de praças. Entre elas, está a Praça da Saúde, no bairro CDHU “Orlando Lisboa de Almeida”, cuja conclusão ainda é incerta.

O secretário afirmou que, atualmente, a pasta trabalha na praça Mário Cóscia, no Jardim XI de Agosto. Nas próximas semanas, a Praça da Música, no Jardim Santa Rita de Cássia, deve ter árvores plantadas e bancos instalados.

“Tiramos muita sujeira da praça do Santa Rita. Deixamos o local em ordem; agora, vamos entrar com o serviço de paisagismo e terminar a praça”, concluiu.