Em três anos, Fusstat forma mais de 3.500 pessoas em suas capacitações

    Entidade ainda tem inscrições abertas para os últimos dois cursos do ano

    226
    Somente no mês de outubro, mais de cem pessoas concluíram cursos de capacitação (foto: AI Prefeitura)
    Publicidade
    Siltec

    O Fusstat (Fundo Social de Solidariedade) já formou mais de 3.500 pessoas nos centros de capacitação com cursos gratuitos, oferecidos pela entidade no Jardim Gonzaga, vila Angélica, vila Esperança, CDHU, Jardim Santa Rita de Cássia, Santa Cruz, centro e “Espaço da Beleza”.

    O levantamento, divulgado a O Progresso pela presidente da entidade, professora Sônia Maria Ribeiro da Silva, refere-se aos alunos que passaram pela instituição desde 2017 – primeiro ano de administração da atual gestão.

    Somente no mês de outubro, mais de cem pessoas concluíram algum tipo de qualificação com a entidade em dez cursos de capacitação. A primeira formatura do mês foi a do curso de “kit festa”, que ocorreu no Projeto Cozinha Solidária. Nesse curso, os alunos aprenderam a fazer doces e salgados, além de técnicas de confeitaria para bolos.

    Na sequência, aconteceu a formatura de “cuidador social”, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes. O curso é fruto de parceria do Fusstat com a Femague (Fundação Educacional “Manoel Guedes”).

    As aulas foram coordenadas e ministradas pela enfermeira Ana Gabriela Trujilho, com quatro meses de duração. Os 30 alunos participantes aprenderam técnicas para cuidar de idosos, de crianças portadoras de necessidades especiais e de bebês.

    Publicidade
    Siltec

    No centro de capacitação da vila Esperança, aconteceram outras duas formaturas no mês de outubro, com alunos dos cursos de tortas e costura básica. Outra turma que se formou no curso de tortas foi a do centro de capacitação do Jardim Santa Rita de Cássia.

    Após dois meses dos cursos de costura básica e escola de moda, os alunos do centro de capacitação do Jardim Santa Rita de Cássia também receberam certificados de conclusão no evento. As alunas do curso de escola de moda estavam usando as roupas que elas próprias confeccionaram.

    No centro de capacitação da CDHU, aconteceu a formatura de 20 alunos dos cursos de costura básica, crochê e bordado livre, bem como o de costura para adolescentes.

    E, no centro de capacitação da vila Angélica, mais 25 alunos, dos cursos de costura básica, costura para adolescentes e escola de moda receberam certificados.

    Ainda no mês de outubro, ocorreram formaturas dos cursos de kit festa no bairro Campinho; projeto Recicla Vida, no centro de capacitação do Jardim Gonzaga; panificação, no projeto Cozinha Solidária; e “Brincando com as Panelas”, no centro de capacitação do Jardim Gonzaga.

    “Olhando para traz, a gente fica feliz por estar dando tudo certo e de estar conseguindo atingir cada vez mais pessoas. Muita gente passou pelos nossos cursos nos centros de capacitação, e é muito gratificante saber que nós estamos, com isso, ajudando a abrir portas”, disse a presidente.

    Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, a prefeita Maria José Vieira de Camargo esteve presente em algumas solenidades e destacou “a emoção em ouvir dos alunos histórias de vidas que são tocadas pelo carinho e pela vontade de renovar o conhecimento”.

    “Tudo muito bonito e emocionante. Parabéns aos dedicados formandos, que agora irão gerar renda para suas famílias”, declarou a prefeita, em um dos discursos.

    Sônia contou que, a partir de novembro, os centros encerraram as atividades com cursos para que as voluntárias pudessem começar a produção dos produtos artesanais a serem vendidos no Bazar Especial de Natal do Fusstat, que, neste ano, acontece entre os dias 6 e 17 de dezembro.

    “Queremos que seja uma boa venda neste ano, porque, no próximo ano, provavelmente, não vamos conseguir fazer o bazar. Desta vez, as voluntárias e até as conselheiras se uniram para fazer algumas peças e mostrar o talento para ajudar o Fusstat”, comentou.

    O ciclo de formaturas se encerra no dia 6 dezembro, com a conclusão dos alunos do Espaço da Beleza, que deve acontecer no CEU das Artes.

    Novas aulas

    Segundo Sônia, embora o ciclo de formaturas já tenha sido quase encerrado, dois cursos rápidos de capacitação devem ser realizados neste ano: “Faça e Venda Especial de Natal – Panetones Decorados e Recheados” e o “Workshop de Boneco de Meia”.

    A capacitação denominada “Faça e Venda” será realizada em parceria com a marca de chocolates Mavalério, no dia 19, das 13h30 às 16h30, no centro de capacitação do Jardim Santa Rita de Cássia.

    Os interessados em participar devem realizar a inscrição na próxima terça-feira, 12, na rua Arthur Eugênio dos Santos, 115, das 11h às 16h30. É necessário levar RG, CPF e um comprovante de endereço. As vagas são limitadas.

    Sônia explica que a culinarista Renata Dalleff ensinará técnicas para os alunos produzirem panetones com recheios e texturas, tudo acompanhado de uma apostila para facilitar o aprendizado. Além disso, haverá dicas de vendas, apresentação, decorações e precificação.

    Já para o workshop de boneco de meia será realizado na próxima quarta-feira, 13, das 13h às 16h30, na sede do Fusstat, ministrado pela coordenadora Graça Lima.

    As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até segunda-feira, 11, nos centros de capacitação e na praça Martinho Guedes, 12, das 11h às 17h.

    Para se inscrever, os interessados devem levar um documento original com foto. Não será necessário comprar e nem levar nenhum tipo de material para participar do curso, sendo que tudo será fornecido pela equipe.

    Publicidade
    Siltec

    DEIXE UMA RESPOSTA

    entre com sua mensagem
    entre com seu nome