Em nova fase do enfrentamento da Covid-19, ‘gripário’ atende 24 horas

Ambulatório da Santa Casa também abre aos finais de semana e feriados

477
Ambulatório é destinado pacientes com sintomas relacionados à Covid-19 (Foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da reportagem

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira, 17, mais uma fase de enfrentamento ao novo coronavírus e passou a disponibilizar atendimento 24 horas no “gripário” – ambulatório da Santa Casa de Misericórdia reservado a pessoas com sintomas relacionados à Covid-19.

O espaço, inaugurado em 27 de julho, centraliza o atendimento necessário para detecção e tratamento da doença. Anteriormente, o equipamento funcionava de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

A secretária da Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins, informou ter estendido o horário para que os pacientes com sintomas como tosse, febre, coriza, diarreia, vômito, dor de cabeça ou outros relacionados à Covid-19 possam procurar o tratamento o quanto antes.

“A ideia é prestar atendimento mais rápido e mais eficiente aos pacientes que apresentam sintomas do novo coronavírus. Lá, temos toda a estrutura necessária para detectar e tratar a doença, e vamos atender também aos finais de semana e feriados”, informou a secretária.

Segundo ela, o espaço conta com equipe especializada. Nele, o paciente com sintoma passa por triagem, consulta médica e, se o profissional julgar necessário, pode dar andamento em exames laboratoriais e tomografia, além de fazer o teste para detectar a doença.

Publicidade

O município disponibiliza dois tipos de testes para o diagnóstico da Covid-19: o RT-PCR (sigla em inglês para “transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase”), também chamado de “Swab”, e o sorológico (testes rápidos).

O RT-PCR consiste em um método laboratorial de diagnóstico que detecta a presença do material genético do vírus. A amostra utilizada é obtida da mucosa das vias respiratórias e tem a capacidade de detectar o vírus nos primeiros dias após o indivíduo contraí-lo, mesmo sem apresentar sintomas.

Já o sorológico funciona por meio da pesquisa de anticorpos (IgG e IgM) produzidos contra o vírus, em uma amostra sanguínea. O IgM, também chamado de anticorpo de fase aguda, aparece quando a doença está em curso e só é detectável após o oitavo dia da infecção.

Conforme levantamento do setor (de 27 de julho – data da inauguração), até quinta-feira, 20 (mais recente relatório divulgado), 1.618 pessoas passaram pelos exames, submetidos a 1.443 testes rápidos (205 positivos para a doença) e 175 RT-PCR (aguardando resultado). Dos pacientes, 1.337 receberam atendimento médico.

Tirza informou que o espaço exclusivo faz parte de uma nova fase de planejamento do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 e centraliza todo o atendimento necessário para a detecção precoce e tratamento da doença.

As pessoas com sintomas de Covid-19 continuam sendo atendidas nas unidades de saúde, contudo, em caso de necessidade de diagnóstico da doença, uma data é agendada e o paciente, encaminhado ao gripário, para que possa ser submetido à testagem.

Segundo Tirza, o serviço disponibiliza dois tipos de atendimento: o agendado, para pacientes encaminhados pelas unidades de saúde, e a demanda espontânea, para aqueles com sintomas e que buscam diretamente o ambulatório.

“Este é um novo serviço que estamos oferecendo 24 horas por dia. Recentemente, inauguramos a UPA com atendimento neste modelo, já temos o Pronto-Socorro para os casos graves de emergência e, agora, o gripário, para completar a rede”, pontuou a secretária.

Tirza ainda revelou outras mudanças para o atendimento do gripário.  Conforme antecipado, a intenção é mudar as instalações do equipamento para uma sala revitalizada, junto ao Pronto-Socorro Municipal “Erasmo Peixoto”.

A prefeitura iniciou a reforma e higienização do PS, na segunda-feira, 17, e a previsão é de que até esta quarta-feira, 26, ele seja reaberto. O espaço vai funcionar como sala de estabilização e será regulado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), sendo a entrada de pacientes graves para a Santa Casa.

“Nossa meta é mudar o gripário para o PS já nesta quarta-feira, se a reforma estiver finalizada. O espaço vai funcionar como sala de estabilização para os casos graves, trazidos pelo Samu, e a demanda espontânea seguirá aberta para pacientes com sintomas da Covid-19. Caso chegue pacientes com outros sintomas, eles serão encaminhados para a UPA”, completou a secretária.

Publicidade