Em celebração de 14 anos, Ópera Mix retoma festivais gastronômicos

Com medidas contra a Covid-19, clientes têm jantar especial com menu assinado por chef italiano

56
Publicidade

Em duas noites especiais, quarta-feira, 9, e quinta-feira, 10, Ópera Mix retomou a série de festivais gastronômicos, após nove meses, em razão das determinações de isolamento social. Os jantares foram realizados respeitando todas as orientações contra a disseminação da Covid-19.

O evento especial, oferecido pelos proprietários do Ópera Mix, Gláucio e Liza De Marchi, comemorou o 14º aniversário do restaurante (celebrado no dia 11 de dezembro), permitiu que os clientes pudessem voltar a apreciar todas as novidades e a costumeira sofisticação culinária de um menu assinado pelo chef italiano Augusto Piras.

Renomado, Piras é nascido na região italiana da Sardenha, reside no Brasil desde 2000 e conta com mais de 30 anos dedicados à gastronomia, sendo considerado um dos chefs mais respeitados do mundo.

Fazendo jus à data comemorativa, o Ópera Mix ofereceu um menu especial, em três tempos, iniciado por binhe do chef ao recheio di funghi sobre fonduta de queijos finos e brotos.

Atendendo a diferentes paladares, o restaurante possibilitou que os clientes escolhessem entre duas opções de prato principal. O chef preparou um tortelli artesanal ao recheio de costela bovina com leque de shoulder no caldo de vinho chianti e uma búsara de camarão rosa no caldo aromático de crustáceos com couscous trufado.

Publicidade

Como sobremesa, foi servido tartelette de amoras com geleia de laranja pêra e calda de mascarpone, garantindo que as noites fossem encerradas com plena satisfação dos clientes.

Piras afirmou que, de forma não intencional, o menu apresentado no festival acabou impactando os pratos já oferecidos no Ópera Mix. “Os molhos que preparei deram uma aprimorada, e isso será um ‘upgrade’ à equipe. Aquilo que já era bom vai ficar melhor ainda”, acentuou.

O renomado chef contou que ensinara à equipe do restaurante a maneira ideal para se fazer um bisque de crustáceos e aprimorou as reduções de vinho tinto para acompanhar as carnes. Ainda revelou que o foco é melhorar ainda mais a textura e a cremosidade das massas e risotos oferecidos no Ópera Mix.

Conforme Piras, a intenção era fazer um cardápio não complicado e com facilidade para se encontrar a matéria-prima. “Trocamos o camarão. Nós vamos sempre atrás do melhor custo-benefício sem perder a qualidade. É um camarão rosa muito bonito, bem fresco, e que vai enobrecer ainda mais o cardápio da casa”, observou.

Com um menu enxuto, a proposta do festival fundamentou-se na utilização de carboidratos e proteínas. Além disso, De Marchi conta que o cardápio foi composto por carnes e peixes para agradar a todos.

“Se fizermos um cardápio somente com frutos do mar, há pessoas que não gostam. Nós fazemos um cardápio que tenha camarão e carne, para agradar os dois públicos”, apontou o empresário.

Acostumado a promover eventos extensos, com cinco pratos, a pandemia “obrigou” De Marchi a reduzir as opções para três. Segundo ele, em cada noite, o restaurante tinha somente das 20h às 22h para servir os clientes.

“É um cardápio mirando o tempo. É preciso pensar que, em um cardápio extenso, é difícil encerrar um jantar em duas horas. Além do serviço e dos pratos, deve-se pensar que o cliente quer um pouco de tempo para tomar um vinho ou bater um papo”, avalia Piras.

Anualmente, o Ópera Mix promove eventos singulares para comemorar o aniversário de fundação. De Marchi comenta que, apesar da pandemia, não poderia deixar a data passar em branco pela primeira vez.

O empresário também revela que muitos clientes pediram a realização de um novo evento especial. “Mesmo que seja para agradar aqueles dez que viriam. São clientes fiéis e que frequentam o Ópera Mix, pois gostam de um bom vinho e uma boa comida”, complementa Piras.

O chef entende que todos os clientes são formadores de opinião e puderam desfrutar de uma noite da qual irão continuar se lembrando. “Isso irá se espalhar para outras pessoas. Tenho certeza de que, no próximo festival, os clientes retornarão e trarão outras pessoas juntos”, garantiu.

Retomar a série de festivais após nove meses (o único até então realizado em 2020, a “Noite Delas”, aconteceu no dia 5 de março), De Marchi confessa ter sido uma decisão bastante delicada. “É corajoso, eu diria”, reconhece Piras.

O empresário conta que a opção por dois dias de festival, com distanciamento entre as mesas e seguindo as recomendações sanitárias, foi tomada para que os clientes pudessem ficar confortáveis.

De acordo com Piras, “as pessoas não podem ser negacionistas, pois a pandemia realmente existe”. Contudo, lembra que “não se deve deixar a vida de lado”. “Nós estamos nos precavendo. Faço o que eu posso para me proteger e proteger o próximo”, reforçou.

“Este evento é ser positivo, porque, se somarmos os dois dias, é como se tivéssemos feito um festival de um dia só com a casa lotada”, completa o chef italiano.

Desde o evento anterior, Piras esteve quatro vezes no Ópera Mix, sendo a primeira em maio, a segunda auxiliando nos deliverys do Dia dos Namorados, a terceira em novembro e, finalmente, agora, para retomar os festivais no município.

De Marchi também se mostrou bastante satisfeito em promover um novo evento no Ópera Mix. “É uma alegria poder estar retornando, afinal, muita gente não conseguiu retomar. Quando você olha por este prisma, é para se ficar feliz, porque não está fácil”, reconhece.

A expectativa do empresário é concluir bem 2020 e iniciar o próximo ano de forma satisfatória, com as incrementações feitas por Piras no menu. Conforme De Marchi, a intenção é realizar um novo festival no final do mês de fevereiro ou início de março.

“Um evento para saudar a primavera que vai entrar”, expôs Piras. “Esse é o plano”, complementou o empresário.

Por fim, De Marchi acentuou a necessidade de comemorar o aniversário do restaurante da melhor forma possível, porém, com cautela. “Nós temos de comemorar, pois passamos por muitos desafios”, comentou.

“Quando vejo o número 14, penso: quantas histórias, festivais, pratos e ingredientes já passaram por aqui. Fico feliz”, conclui De Marchi.


Ópera Mix
Rua 13 de Fevereiro, 240 – Tatuí
F: 3305-3000 / 98165-3000
operamix.com.br
@opera.mix

Publicidade