Em 15 dias de operação, ‘zona azul’ rende multa a mais de 60 veí­culos





O estacionamento rotativo completou 15 dias em funcionamento nesta semana e cerca de 60 motoristas já foram autuados, segundo o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, Francisco Antônio de Souza Fernandes, Quincas.

A fiscalização está a cargo dos agentes de trânsito e da Guarda Civil Municipal. De acordo com Quincas, o departamento colocou nas ruas quatro funcionários para orientar os motoristas sobre o funcionamento do estacionamento rotativo.

“Eles estão fazendo a fiscalização em toda a região abrangida pelo rotativo. Primeiro, fazem a notificação; depois, caso o motorista não regularize o estacionamento, é feita a autuação, que é a multa”, explicou.

O resultado desses 15 dias de funcionamento é “positivo”, apontou Quincas, “dado o número de elogios recebidos tanto de comerciantes quanto de usuários”.

“Conversei com alguns comerciantes, que disseram que a situação estava difícil antes do rotativo, mas que melhorou muito desde a volta do sistema. O estacionamento voltou a ter rotatividade”, declarou o diretor.

A zona azul voltou a funcionar no dia 7 de dezembro, fruto de reivindicação dos comerciantes, representados pela Associação Comercial e Empresarial de Tatuí (ACE). Os clientes estariam reclamando da dificuldade em estacionar na região central, devido ao excesso de carros.

“Alguns funcionários e proprietários de lojas deixaram de estacionar na frente do estabelecimento, o que é um grande ganho para a rotatividade. Essas vagas que foram desocupadas puderam ser usadas pelos clientes e frequentadores do centro”, afirmou.

Um veículo pode ficar na mesma vaga somente por duas horas, explica o diretor. Vencido o prazo, o motorista terá que trocar de vaga e renovar o cartão.

O estacionamento rotativo tem cerca de 300 vagas e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h. Os talões podem ser comprados no comércio local. O preço do estacionamento da zona azul é de R$ 1 a hora.

“Em cada quarteirão tem pelo menos um revendedor autorizado dos talões. Então, os motoristas não precisam se deslocar muito para comprar o bilhete”, afirmou Quincas.

O estacionamento rotativo está funcionando nos mesmos locais onde era efetivado antigamente: nas ruas 11 de Agosto, Prudente de Moraes e 15 de Novembro, além das ruas laterais.

O valor da multa a ser aplicada aos motoristas que não usarem o cartão de estacionamento é de R$ 53. Além da multa, são contabilizados três pontos na Carteira Nacional de Habilitação. A renda da área azul e das multas será arrecadada pela Secretaria da Fazenda, Finanças e Planejamento.

A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Tatuí, Lúcia Bonini Favorito, afirmou que a reinstalação do estacionamento rotativo ajudou a desafogar a procura por vagas na região comercial.

“Ajudou bastante os comerciantes neste final de ano. Os consumidores estavam ligando na ACE e nas lojas, reclamando da falta de vagas. Desde a volta do rotativo, eles pararam de reclamar”, declarou.

O estacionamento rotativo é, atualmente, operado pelo Departamento de Trânsito. No início de 2016, a Prefeitura realizará licitação para escolher a empresa privada que executará o serviço.