Eleitores da comarca podem ‘treinar’ em urna até as votações





Os 130.366 eleitores da 140ª Zona Eleitoral da comarca de Tatuí têm um “estímulo” a mais para votarem no dia 2 de outubro. Eles podem realizar “treinamentos” de votação em urna eletrônica no Cartório Eleitoral de Tatuí.

A Justiça Eleitoral disponibiliza um equipamento durante todo o ano para que eleitores ou jovens possam se familiarizar com a votação eletrônica, explicou Claudia Santos, auxiliar do cartório. Ela também mencionou que jovens que ainda não tiraram o título de eleitor podem fazer uso do equipamento.

O modelo disponibilizado ao público no cartório é idêntico ao que será levado para as seções eleitorais no dia das eleições.

“No treinamento, nós inserimos um número de título eleitoral fictício”, iniciou Claudia. É com esse dado que o mesário libera a urna para votação, como ocorre no processo eleitoral.

Uma vez autorizada a participação, o eleitor que for fazer o treinamento é convidado a inserir cinco números (que correspondem ao voto para o cargo de vereador), a tecla “confirma” e mais dois dígitos (para prefeito), além da confirmação.

“A votação é intuitiva e poucas pessoas têm dificuldades. Quando elas vêm ao cartório e olham a urna, pedem para manuseá-la mais por curiosidade”, disse a agente.

O treinamento é feito por um funcionário do cartório e não precisa ser agendado. O servidor conduz a pessoa até o equipamento, faz as explicações sobre o funcionamento e convida o eleitor, ou curioso, para que proceda com a votação.

Também são elucidadas dúvidas a respeito de votos nulos, em branco e correção, em caso de erro na digitação. O treinamento é realizado no horário de funcionamento do cartório. O órgão fica na rua Juvenal de Campos, 327, centro, e, até as eleições, funciona em horário especial.

Eleitores são atendidos de segunda a sexta, das 12h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados, o expediente tem uma hora a menos: das 12h às 18h.

“O treinamento é muito rápido. Em um minuto, ou pouco mais que isso, nós conseguimos atender as pessoas e esclarecer as dúvidas”, informou.