Eleitorado da cidade ‘evolui’ 0,68% desde as eleições de 2012





Tatuí ganhou 536 novos eleitores no período de dez meses. É o que aponta pesquisa realizada por O Progresso junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os dados constam na ferramenta denominada “evolução do eleitorado” e mostram que, desde as eleições municipais do ano passado (em outubro) até agosto deste ano a cidade teve um acréscimo de 0,68% em seu eleitorado.

O percentual é um pouco maior que a “evolução” registrada de dois em dois anos pelo tribunal. Dados do TSE apontam que, entre uma eleição e outra (no período de dois em dois anos), Tatuí registra aumento médio de 0,25%. Entretanto, os dados são proporcionais ao número final de eleitores. A média de crescimento no eleitorado nos biênios é de 3.000 novos votantes.

Em outubro do ano passado, o TSE contabilizava 79.379 eleitores registrados na comarca eleitoral do município, que agrega sete cidades. Além de Tatuí, compõem a comarca: Capela do Alto, Cesário Lange, Guareí, Quadra, Porangaba e Torre de Pedra. Em agosto deste ano, o eleitorado passou para 79.915.

No entanto, dados atualizados pelo cartório da comarca – que ainda não estão disponíveis pelo site do TSE (www.tse.jus.br) – apontam que a cidade contava com 80.087 eleitores até o início deste mês. São 708 eleitores a mais que o primeiro comparativo e um aumento percentual de 0,89%.

A conta deve se modificar nos próximos dias em razão da “Semana de Alistamento Eleitoral”. O evento é realizado pela Justiça Eleitoral em todo o país e acontece entre os dias 21 e 25 deste mês, quando os cartórios eleitorais passam a funcionar em horário diferenciado. Os atendimentos serão feitos das 9h às 18h. Em Tatuí, eles acontecem na rua Santa Cruz, 51, no centro.

Dos 79.915 eleitores registrados até agosto deste ano, o maior percentual é de mulheres. São 41.591 eleitoras contra 38.283 eleitores. Na distribuição por sexo, as mulheres superam os homens em oito das dez faixas etárias. Há mais homens com 17 anos e dos 18 aos 20. Nas demais idades, as mulheres superam.