ELEIí‡í•ES 2016 – Candidatos falam sobre situação da Saúde





alizada pelo jornal O Progresso há 24 anos, a sabatina com os candidatos a prefeito em Tatuí tem sequência com novos temas. Na terceira semana da série de entrevistas, os quatro políticos concorrentes ao “Palácio das Mangueiras” respondem perguntas sobre temas distintos.

Neste terceiro bloco, os “prefeitáveis” falam sobre a Saúde, fracionada em duas questões. Na primeira, fazem diagnóstico a respeito da situação da área no município, da Santa Casa e do Pronto-Socorro Municipal “Erasmo Peixoto”; na segunda, apresentam as principais propostas relacionadas ao assunto.

Foram ouvidos: José Guilherme Negrão Peixoto (Guiga), José Manoel Correa Coelho (Manu), Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (Gonzaga) e Rogério de Jesus Paes (Milagre).

A série de entrevistas é dividida em cinco semanas, contando com quatro respostas divulgadas a cada edição, em um total de 20.

Como nos anos anteriores, a sabatina também foi gravada em vídeo. Os materiais são divulgados na mesma data da publicação no impresso, por meio de “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br).

Nesse mesmo endereço, assinantes e não assinantes do jornal e do portal podem conferir os “links” (endereços) das postagens dos vídeos.

Além do mesmo tempo de argumentação, os candidatos responderam a 16 perguntas em comum (iguais para todos os concorrentes). As outras três – das 19 questões apresentadas – foram direcionadas especificamente aos postulantes.

Nesta semana, juntamente com a saúde, os candidatos falam sobre assistência social e cultura.


PERFIL DOS CANDIDATOS

Guiga – 20 – PSC
Jose Guilherme Negrão Peixoto – o Guiga, como é conhecido, nasceu no dia 13 de novembro de 1961, em Tatuí. É pai de duas filhas e avô de três meninas. Seu pai, José Erasmo Pereira Peixoto, era um tradicional comerciante, historiador e colunista de jornais da cidade. Sua mãe era professora.

Guiga se formou em administração de empresas, com pós-graduação em gestão empresarial. Também fez vários cursos de economia. Atualmente, trabalha como empresário e educador financeiro.

O empresário destaca sua atuação como voluntário em diversas entidades filantrópicas de Tatuí, ressaltando que “não importa a função que esteja desempenhando, o importante é servir ao próximo”.

Aos 54 anos, Guiga Peixoto sustenta querer “ampliar as boas ações para a população de Tatuí”. Tomou a decisão de ser candidato a prefeito depois de ouvir filhas e amigos e “apesar de opiniões contrárias, que vieram para desencorajá-lo”.


Manu – 15 – PMDB
José Manoel Correa Coelho, Manu, tem 42 anos, é casado e pai de dois filhos. Acumula quatro mandatos eletivos consecutivos, sendo três para vereador e um para prefeito.

O político atribui, “como marca de governo à frente da Prefeitura, a transparência, o combate sistemático à corrupção e o equilíbrio das contas públicas”.

Desde 2013, tem declarado que “trabalhou para a quitação de dívida herdada”, divulgada no valor de R$ 40 milhões. Para tanto, afirma ter adotado medidas como redução de secretarias, diminuição de cargos em comissão, redução de aluguéis de imóveis e de veículos. Ainda destaca a “aquisição de patrimônio para a cidade”.

Construiu creches, efetivou repasses de recursos para entidades filantrópicas. Também aponta a concessão de reajuste aos servidores públicos municipais, repasses de recursos para a Santa Casa, e construção de casas populares, por meio do programa federal Minha Casa Minha Vida.


Gonzaga – 45 – PSDB
Luiz Gonzaga Vieira de Camargo é contabilista, advogado e empresário. Natural de Tatuí, tem 69 anos, é casado, pai, avô e atual presidente do diretório local do PSDB.

Elegeu-se prefeito em 2004, sendo reeleito em 2008. Em sua administração (2005-2012), recebeu diversos reconhecimentos públicos. Entre eles: “Prefeito Empreendedor”, pelo Sebrae, em três oportunidades (2007/2008, 2009/2010 e 2011/2012).

Também obteve o Selo Município Verde Azul, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por duas vezes (2008/2009). Gonzaga venceu o 5º Prêmio Ciee (Centro de Integração Empresa Escola) em função de a Prefeitura ficar entre as dez melhores organizações públicas do Estado para o estágio. Conquistou, ainda, inúmeros prêmios e títulos concedidos por diversos órgãos.

Em 2015, a convite do governador Geraldo Alckmin, integrou o conselho de administração da Cesp, cargo que deixou para poder concorrer nas eleições 2016.


Rogério Milagre – 28 – PRTB
Rogério de Jesus Paes nasceu em Tatuí, no dia 14 de março de 1966. Mais conhecido como Rogério Milagre, é casado com Neusa Maria e tem uma filha, Rayane.

É filho de José Celso Paes, também conhecido como Zé Milagre (de quem herdou o “cognome”), já falecido, e de Aparecida de Jesus L. Paes. Cursou o primário e o ensino fundamental na Escola do Sesi. Completou o ensino médio na então Escola Industrial “Salles Gomes”.

É treinador de futebol voluntário no Santa Cruz Futebol Clube. Também treinou, por vários anos, crianças para formação de times de base na vila Angélica.

Milagre é funcionário público municipal. Atualmente, está licenciado da função, sendo lotado na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Nas horas vagas, gosta de ler e jogar futebol.

O candidato cita ter gosto pela política e, mesmo não conseguindo se eleger, afirma que “não desistiu do objetivo por saber que será muito útil para Tatuí”.
LEIA A ENTREVISTA