ELEIí‡í•ES 2016 – Candidatos a prefeito reiteram promessas





A série de entrevistas com os candidatos a prefeito realizada pelo jornal O Progresso chega ao fim neste domingo, 25, com perguntas específicas a cada um dos políticos.

Nesta última etapa da série, que vem sendo publicada desde o final de agosto, os candidatos respondem a três questões e concluem com suas considerações finais.

José Guilherme Negrão Peixoto, Guiga, do PSC (Partido Social Cristão), José Manoel Correa Coelho, Manu, do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) e Rogério de Jesus Paes, Milagre, do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), estiveram na redação do jornal entre os dias 15 e 18 de agosto.

Na ocasião, responderam a um total de 19 questões, sendo 16 comuns a todos os postulantes. As três últimas, que são publicadas nesta edição, são específicas.

Os candidatos tiveram um minuto e meio para apresentar seus argumentos. O mesmo prazo foi dado para que fizessem as considerações finais, que foram usadas para reforçar comprometimentos.

Dos quatro candidatos que haviam dado entrevista, apenas Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), não teve todas as respostas publicadas pelo bissemanário.

O ex-prefeito renunciou à candidatura no dia 12 deste mês, sendo substituído pela esposa, a empresária e ex-presidente do Fundo Social Maria José Vieira de Camargo.

A candidata recebeu convite do bissemanário para integrar a penúltima e a última semana da série. Entretanto, conforme informou, não participaria em função de compromissos da agenda assumidos anteriormente.

Realizada pelo jornal desde 1992, a sabatina tem como objetivo garantir ao eleitor informações sobre os candidatos e seus programas de governo.

De forma a disseminar ainda mais a informação, o jornal divulga a série de entrevistas em suas diversas plataformas. Como acontece desde 2012, a sabatina pode ser lida no veículo impresso, via “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br) e também no canal do bissemanário no YouTube.

Os links para acompanhar a sabatina são disponibilizados na mesma data da publicação on-line.

Nesta semana, Guiga Peixoto fala sobre a “estreia” na vida pública, como seria um futuro relacionamento entre os poderes (Executivo e Legislativo) em uma possível gestão dele e de apoio do deputado federal Jair Bolsonaro.

Manu fala a respeito de compromissos assumidos em campanha anterior. Projeta prioridades de ações, responde sobre o ônus político originado a partir do problema com IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e, por fim, argumenta sobre os “maiores acertos e erros mais significativos” da administração.

Na sabatina, Rogério Milagre responde sobre motivação em continuar na disputa política (ele já concorreu a vários cargos eletivos), vantagem com relação aos demais candidatos e a falta de apoio político na Câmara, no caso de eleição.


 

PERFIL DOS CANDIDATOS

Guiga – 20 – PSC
Jose Guilherme Negrão Peixoto – o Guiga, como é conhecido, nasceu no dia 13 de novembro de 1961, em Tatuí. É pai de duas filhas e avô de três meninas. Seu pai, José Erasmo Pereira Peixoto, era um tradicional comerciante, historiador e colunista de jornais da cidade. Sua mãe era professora.

Guiga se formou em administração de empresas, com pós-graduação em gestão empresarial. Também fez vários cursos de economia. Atualmente, trabalha como empresário e educador financeiro.

O empresário destaca sua atuação como voluntário em diversas entidades filantrópicas de Tatuí, ressaltando que “não importa a função que esteja desempenhando, o importante é servir ao próximo”.

Aos 54 anos, Guiga Peixoto sustenta querer “ampliar as boas ações para a população de Tatuí”. Tomou a decisão de ser candidato a prefeito depois de ouvir filhas e amigos e “apesar de opiniões contrárias, que vieram para desencorajá-lo”.

 

 


 

 

Manu – 15 – PMDB
José Manoel Correa Coelho, Manu, tem 42 anos, é casado e pai de dois filhos. Acumula quatro mandatos eletivos consecutivos, sendo três para vereador e um para prefeito.

O político atribui, “como marca de governo à frente da Prefeitura, a transparência, o combate sistemático à corrupção e o equilíbrio das contas públicas”.

Desde 2013, tem declarado que “trabalhou para a quitação de dívida herdada”, divulgada no valor de R$ 40 milhões. Para tanto, afirma ter adotado medidas como redução de secretarias, diminuição de cargos em comissão, redução de aluguéis de imóveis e de veículos. Ainda destaca a “aquisição de patrimônio para a cidade”.

Construiu creches, efetivou repasses de recursos para entidades filantrópicas. Também aponta a concessão de reajuste aos servidores públicos municipais, repasses de recursos para a Santa Casa, e construção de casas populares, por meio do programa federal Minha Casa Minha Vida.

 

 


 

 

Maria José Gonzaga – 45 – PSDB
Maria José Vieira de Camargo nasceu em Angatuba, em 10 de junho de 1946. Em Tatuí, frequentou, inicialmente, o curso “normal” e, posteriormente, o de administração escolar no então Instituto de Educação “Barão de Suruí”.

Formou-se em pedagogia pela Faficile (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras) de Tatuí. Também cursou educação física na FKB (Fundação Karnig Bazarian), de Itapetininga.

Desde 1975, é sócia-gerente do Escritório Santa Cruz. Casada com Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, é mãe de Alessandra e Juliana, e tem cinco netos.

Entre os anos de 2005 e 2012, ocupou a função de presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí. No órgão, Maria José criou os centros de capacitação, instituiu eventos beneficentes, como o Chá Solidário, os bazares de Dia das Mães e de Natal, e ações sociais, como o Casamento Comunitário.

Para atender ao público da terceira idade, implantou o projeto Envelhecer com Qualidade de Vida e inaugurou a Praça do Idoso, na vila Doutor Laurindo. O espaço é composto por área de lazer e de prática de esportes adaptados.

 

 


 

Rogério Milagre – 28 – PRTB
Rogério de Jesus Paes nasceu em Tatuí, no dia 14 de março de 1966. Mais conhecido como Rogério Milagre, é casado com Neusa Maria e tem uma filha, Rayane.

É filho de José Celso Paes, também conhecido como Zé Milagre (de quem herdou o “cognome”), já falecido, e de Aparecida de Jesus L. Paes. Cursou o primário e o ensino fundamental na Escola do Sesi. Completou o ensino médio na então Escola Industrial “Salles Gomes”.

É treinador de futebol voluntário no Santa Cruz Futebol Clube. Também treinou, por vários anos, crianças para formação de times de base na vila Angélica.

Milagre é funcionário público municipal. Atualmente, está licenciado da função, sendo lotado na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Nas horas vagas, gosta de ler e jogar futebol.

O candidato cita ter gosto pela política e, mesmo não conseguindo se eleger, afirma que “não desistiu do objetivo por saber que será muito útil para Tatuí”.

 


 

LEIA A ENTREVISTA