‘Educação’ fará nesta quarta inauguração de creche no Inocoop





A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo programou para a tarde desta quarta-feira, 28, a inauguração de nova creche. A unidade fica na rua Assunção Ribeiro, sem número, e vai atender a crianças do bairro Inocoop e adjacências.

O evento está agendado para as 16h30, na sede da unidade, aberto à comunidade. Ele deve contar com a presença da titular da Educação, Ângela Sartori, professores, coordenadores pedagógicos e diretores.

A presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Paula Cury Fiúza Coelho, também é aguardada. Ela deve discursar representando o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, que não pode participar da inauguração em função da legislação eleitoral.

O evento faz parte do projeto de expansão de vagas nas unidades de ensino infantil. Em fevereiro, a Prefeitura inaugurou creche com capacidade para 120 alunos.

A unidade fica na rua Benedicta Rodrigues de Almeida, 169, no bairro Tanquinho, e recebe crianças da região do Jardim Santa Rita de Cássia.

A creche desse bairro tem 810 metros quadrados de área construída, contando com berçário, fraldário, duas salas de aula, salas multiuso, de recreação e de informática.

Também tem parque, sanitários, recepção e sala administrativa. Possui, ainda, espaço ao ar livre para atividades de recreação e brinquedos em um “playground”.

A nova unidade tem três salas de aula e comportará 60 crianças de zero a três anos. Ela funcionará no período das 7h às 17h, de segunda a sexta.

A Prefeitura não informou o tamanho da creche a ser inaugurada nem o valor do investimento. Entretanto, antecipou que o projeto é similar ao do prédio em construção no bairro Congonhal.

A primeira creche localizada em bairro rural do município funcionará em um terreno com 760 metros quadrados, construída com recursos próprios do município e método de estrutura modular. O investimento é de R$ 445.386,16.

Para a Prefeitura, a utilização desse tipo de construção dá origem a “um espaço confortável para alunos e professores”. Tanto a unidade do Congonhal como a do Inocoop têm “arquitetura planejada para a prática do ensino”.

 

Mais vagas

A Secretaria Municipal da Educação estima aumentar o número de vagas em creche com a entrega de mais duas unidades. Elas serão construídas no Santa Cruz e no Residencial San Marinho.

O primeiro prédio será construído ao lado da UBS (unidade básica de saúde) do bairro, na rua Santa Cruz, visando receber crianças também dos jardins Santa Emília e Lucila. O terreno é de 2.265 metros quadrados, sendo 890 de área construída.

No San Marino, a obra será na rua Cícero Tambeli, com 890 quadrados de área construída. O terreno que abrigará a creche tem 2.474 metros quadrados. A unidade atenderá demanda dos bairros Rosa Garcia 1 e 2, San Raphael e vila Ezequiel.

Em nota, a titular da Educação disse que todas as unidades vão beneficiar 240 crianças, de zero a três anos. Ângela afirmou que os prédios situam-se em “locais estratégicos e nos quais a demanda por vagas é grande”.