Edu Piano inicia Rally dos Sertões com novo veí­culo no mês que vem





Sete vezes campeão na maior prova off-road do país, o piloto Edu Piano terá um novo desafio na 24ª edição do Rally dos Sertões. O evento acontece entre os dias 3 e 10 de setembro, percorrendo os estados de Goiás, Bahia e Tocantins.

Acelerar por mais de 3.000 quilômetros neste ano será um desafio a mais para a equipe de rali de Tatuí. Após disputar várias temporadas nos caminhões e carros, a dupla hexacampeã da prova, formada por Piano e Solon Mendes, vai competir em um veículo diferente. Eles dirigirão um UTV (utility task vehicle, ou veículo utilitário para trabalho, na tradução para o português).

Conforme a assessoria da equipe, trata-se de uma categoria que vem crescendo no Rally Cross Country nos últimos anos. Piano e Mendes são pilotos veteranos e vitoriosos no grid da maior prova off-road do país. Eles já conquistaram pódio em oito edições nas quais competiram juntos, entre 2007 e 2014. Em seis delas venceram nos caminhões, categoria extinta a partir de 2015.

Aos 47 anos e recordista de títulos na categoria caminhões, na competição, o piloto de Tatuí fala sobre a novidade. Piano disse considerar “muito legal participar da categoria”. De acordo com o piloto, a UTV é uma das mais competitivas. A categoria é, também, a segunda em número de inscritos do grid.

“Minha expectativa é completar a prova. Como a realidade é outra em relação às edições anteriores, vamos com uma estrutura pequena e com poucas peças de reposição, mas isto só nos instiga ainda mais a vencer qualquer obstáculo”, afirmou o piloto da equipe local por meio de nota à imprensa.

Piano também conquistou um título na geral dos carros, em 2005, quando foi o primeiro piloto com origem nos jipes a ser campeão do Rally dos Sertões.

De Fortaleza, Mendes é de longe o único cearense com mais títulos na competição. Com 52 anos tem uma trajetória de 32 anos de off-road, quando começou nas motos.

Esta será a 19a participação do navegador na competição e a primeira na nova categoria. “Acredito que essa novidade seja diferente e prazerosa e tenho certeza que a adaptação será rápida, mesmo porque não teremos outra opção, uma vez que estrearemos na categoria direto no Sertões”, destacou.

Para os pilotos, o Rally dos Sertões representa mais que um desafio e uma superação, representa uma lição de vida e uma meta. Considerado o segundo maior rali do mundo (perde apenas para o Dakar), o evento brasileiro tem largada em Goiânia e chegada em Palmas.

Ao todo serão 3.143 quilômetros dos quais 2.341 de trechos cronometrados (especiais). As etapas contarão com paradas nas cidades de Goiânia, Padre Bernardo, Cavalcante e Posse (Goiás); Luís Eduardo Magalhães (Bahia); Mateiros, Ponte Alta e Palmas (Tocantins).

Nesta edição houve 27% de aumento no número de inscritos, em relação ao ano passado. São aproximadamente 145 veículos, das categorias motos, quadriciclos, UTV’s e carro, contra 114 do ano passado.

Com sede em Tatuí, a Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no grid do Rally dos Sertões e é chefiada por Edu Piano, que além de piloto é preparador de carros de competição.

Durante 12 temporadas (até 2014) a equipe representou o time oficial da Ford Caminhões (Ford Racing Trucks/ Território Motorsport) na competição.

E também, entre 2011 e 2014, foi a equipe oficial da Troller (Troller Racing/Território Motorsport), que se sagrou bicampeã da prova na Production T2. A partir deste ano, Piano passou a desenvolver e preparar UTVs.