Edu Piano e Solon terminam em 2º no “Rally dos Sertões”

Pilotos enfrentaram etapa longa, exigente, seletiva e com muitas erosões (foto: Victor Eleutério)

Veteranos com histórico de vitórias no Rally dos Sertões, o piloto Edu Piano, 48 anos, e o navegador Solon Mendes, 53 anos, encararam bem a 1ª etapa da competição. Eles terminaram em segundo lugar na categoria UTV (veículo utilitário multitarefa) Pró Turbo. Na geral, os representantes da Território MotorSport ficaram entre os 34 do grid.

A dupla percorreu 680 km, de Goiânia a Goianésia (GO), com longo trecho cronometrado (306,82 km). Piano e Solon competiram a bordo do Can-Am Maverick X3 X RS.

Hexacampeã da competição, a dupla superou as dificuldades da prova, como um UTV que segurou a ultrapassagem por uns dez minutos. Por causa do contratempo, a dupla teve o resultado ao final da Especial comprometido.

Após a disputa, o piloto e o navegador informaram que estão aptos a enfrentar a Etapa Maratona. Nela, os participantes não podem receber apoio mecânico, somente os pilotos e navegadores fazem a manutenção dos veículos.

São 326 km no total (248,16 km de trecho cronometrado), de Goianésia a Santa Terezinha de Goiás (GO). Os dois enfrentarão mata-burros, depressões e lombadas, na região das fazendas, com estradas mais travadas e bem sinuosas. A dupla da equipe sediada em Tatuí será a segunda a largar no grid dos UTVs, que tem saída às 7h34 da cidade e às 9h34 do trecho da Especial.

Como o Rally dos Sertões é sempre sinônimo de desafio, Piano e Mendes, após anos disputando a prova nos caminhões e carros e acumulando vitórias (juntos têm seis títulos), aceleram pelo segundo ano consecutivo nas UTVs. Eles devem fazer uso dos anos de experiência e adotar muita cautela.

Pela frente, terão os próximos seis dias de rali, enfrentando o percurso pelos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, até 26 de agosto, com chegada em Bonito (MS). São 280 participantes, pilotos e navegadores de todas as regiões do país e também do exterior, em 161 veículos.

O evento reúne categorias carros (“cross country” e regularidade), UTVs, quadriciclos e motos, que vão percorrer 3.300,06 quilômetros no total, sendo 1.999,52 km cronometrados.