Edifício ‘histórico’ abrigará novo Sicredi

    Agência instalada em prédio de complexo fabril será inaugurada nesta sexta-feira

    424
    Sicredi de Tatuí ocupa área que já foi de antiga fábrica de tecidos e que, atualmente, concentra cooperativismo na cidade
    Publicidade
    Siltec

    O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados em 22 estados – inaugura nesta sexta-feira, 18, a agência Sicredi Nossa Terra de Tatuí, localizada na rua Juvenal de Campos, 676.

    A solenidade de inauguração terá inicio às 19h30, exclusivamente para convidados, associados, colaboradores Sicredi, autoridades públicas municipais e representantes da sociedade civil.

    A O Progresso, Maura Carrara, presidente da cooperativa Sicredi Nossa Terra PR/SP, contou como foi a escolha da cidade para a implantação da nova agência e destacou alguns dos serviços a serem oferecidos pela unidade.

    “Tradicionalmente, expandimos nos grandes polos do agronegócio, mas agora estamos também crescendo em centros urbanos, como Tatuí, sobretudo naqueles cuja inspiração cooperativa já permeia a atmosfera local”, pontuou Maura.

    Assim como a implantação, a presidente ressalta que a escolha do prédio que abriga a nova unidade não aconteceu por acaso. A agência ocupa um dos prédios da antiga Fábrica Santa Cruz, com uma nova proposta, unindo o passado ao futuro em um só ambiente”.

    Publicidade
    Siltec

    Ela explica que, no início, a cooperativa estava à procura de uma área na qual pudesse instalar a agência e que fosse de fácil acesso aos munícipes. Contudo, no desenvolvimento da implantação, o projeto foi “além do que havia sido planejado”.

    Maura Carraro, presidente da cooperativa Sicredi Nossa Terra PR/SP (foto: divulgação)

    “Estamos numa quadra onde outras duas cooperativas atuam, o que evidencia o quanto Tatuí é uma cidade cooperativa. Hoje, vendo o prédio pronto, temos certeza de que esse é o endereço em que tínhamos que estar: o centro cooperativo da cidade”, comentou Maura.

    A presidente acrescentou que, além de estar cercada de outras cooperativas, a escolha do ponto traz uma relação afetiva com a memória local, pelo prédio ter abrigado uma importante empresa que colaborou com o desenvolvimento socioeconômico do município.

    “Isso, para nós, é muito significativo. Tanto é que não apenas nos instalamos nesse endereço, mas recuperamos as características principais e preservamos a edificação como uma forma de dizer às pessoas que estamos aqui para crescer com a cidade, resguardando a história e respeitando o passado”, argumentou a presidente.

    Dentro da agência, foi preparado um memorial em homenagem aos munícipes e a decoração também fazendo referência ao passado. Contudo, a unidade vem com proposta “inovadora e atual”.

    Conforme Maura, a unidade foi projetada “para criar uma experiência única aos associados e para aproximar pessoas em um espaço colaborativo, cooperativo e interativo, seguindo uma nova proposta”.

    No local, os associados terão acesso livre a rede wi-fi e poderão utilizar os espaços livres para reuniões. Além disso, a agência traz a proposta do “Espaço Café”.

    “Nas novas agências da cooperativa Sicredi, a ambientação é toda pensada com foco no relacionamento, uma vez que uma das nossas principais características é valorizar as relações com e entre os nossos associados, que são donos do negócio”, observou.

    Maura salienta que a nova ambientação do Sicredi reflete a atuação da instituição que, “por meio de um relacionamento próximo e consultivo, identifica as necessidades dos associados, oferecendo-lhes soluções adequadas e preços justos”.

    Além disso, a presidente destaca que a agência oferece “um diferencial que só o modelo cooperativo tem”. Ela explica que a agência utiliza os ativos para financiar os próprios associados, distribuindo os lucros proporcionalmente e mantendo os recursos nas comunidades onde os resultados foram gerados.

    “Assim, transformamos, Sicredi e município, num elo singular para a própria comunidade onde estamos alocados, observando o perfil que compõe as particularidades dessas cidades, a vocação e os anseios”, completou a presidente.

    Também segundo anunciado pela cooperativa, a agência em Tatuí foi implantada com a missão de “valorizar o relacionamento” e oferecer, aos mais diversos públicos, produtos e serviços de natureza bancária por meio de um portfólio com mais de 300 itens.

    Além da agência física, o Sicredi está presente na esfera digital com a conta Woop Sicredi e oferece uma múltipla rede de canais de conveniência (mobile e internet banking, redes de autoatendimento e agentes credenciados).

    Projeto da agência Sicredi Nossa Terra de Tatuí, localizada na rua Juvenal de Campos, em área ‘histórica’

    “Também não podemos deixar de mencionar nosso principal programa de responsabilidade social, o ‘A União Faz a Vida’, que objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de ações socioeducativas com crianças e adolescentes”, revelou a presidente.

    Segundo Maura, a agência já abre com um número “expressivo” de associados. Ela não citou os números, mas assegurou que “muitos confiaram na instituição, mesmo antes da inauguração”.

    “Durante os meses de construção da nova agência, formamos nossa equipe, que se mobilizou e vem intensificando o relacionamento com esses novos e potenciais associados. Tatuí tem potencial para crescermos de forma exponencial, e nosso compromisso é mantermos a qualidade dos nossos atendimentos e prosperarmos juntos”, concluiu a presidente.

    A unidade de Tatuí estará aberta ao público a partir de segunda-feira, 21, das 10h às 16h.

    Publicidade
    Siltec