Duo Heimann-Braga faz recital que marcará lançamento de CD





Formado pela pianista Míriam Braga e pelo saxofonista Erik Heimann Pais, o duo Heimann-Braga faz lançamento do CD “Miniaturas, Serestas e Outras Imagens do Brasil” no Conservatório de Tatuí. O recital, que terá entrada franca, será na próxima quarta-feira, dia 1º de junho, às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415.

O CD tem patrocínio do ProAc (Programa de Ação Cultural) por meio de edital de apoio a projetos de gravação de disco inédito e circulação de espetáculos de música erudita no Estado de São Paulo. O projeto traz versões originais para saxofone e piano de sete compositores brasileiros que nunca foram antes gravadas com esta formação.

Em quase uma hora de música, o CD registra as obras “Três Miniaturas” e “Seresta no 1”, de Liduíno Pitombeira; “Seresta” e “IV Miniaturas”, de Antonio Ribeiro; e “Cinco Miniaturas Brasileiras”, de Edmundo Villani-Côrtes.

Também conta com “Brasiliana – para Saxofone Tenor e Piano”, de Edino Krieger; “Imagens do Brasil”, de Renato Goulart; “Nocturno”, de Oscar Lorenzo Fernandez; e a composição “Xaxando no Cerrado”, de Fernando Morais.

O projeto, iniciado no final do ano passado, percorreu cinco diferentes cidades do Estado de São Paulo, com concertos didáticos para crianças da rede pública de educação fundamental e recitais, com o mesmo repertório do CD.

Este é o primeiro registro fonográfico do duo Braga-Heimann, que estreou no ano de 2007 com recitais no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo. Os músicos dedicam-se, atualmente, ao repertório erudito para saxofone e piano de compositores brasileiros e se apresentam em diversos estados, como: São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Piauí e Rio Grande do Norte. E internacionalmente em Montevidéu (Uruguai) e Celles-Sur-Belles (França).

O duo também tem participado frequentemente de festivais internacionais de saxofonistas representando o repertório brasileiro de câmara para esta formação.

Erik Heimann Pais aperfeiçoou-se sob a orientação de Dale Underwood (Estados Unidos) e recebeu em 2003 o título “Licentiate in Saxophone Performance” pelo “Trinity College London”. Atualmente, é mestrando na Universidade de Campinas, desenvolvendo pesquisa sobre “O Panorama Fonográfico do Saxofone no Brasil”.

Desde 2006, atua como consultor para a Yamaha Musical do Brasil, pela qual integra o projeto “Sopro Novo Bandas”. Com esse trabalho, Erik já percorreu 11 estados brasileiros, nos quais vem realizando workshops e recitais.

Miriam Braga é mestre em música pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e bacharel em piano pelas Faculdades São Judas. Destaca-se como solista sob a regência de diversos maestros e tem, em sua discografia, uma série de CDs dedicados à música brasileira.

Realiza concertos na América Latina, Estados Unidos e Europa. Tem atuado como pianista residente em festivais Internacionais (cordas, madeiras de orquestra, metais, piano, canto de câmara, entre outras áreas musicais).

No Conservatório de Tatuí, é coordenadora da área de música de câmara e docente da área de piano e de música de câmara. Atua também como “clinician” e pianista exclusiva no projeto “Sopro Novo Bandas”, da Yamaha Musical do Brasil.

Em 2015, recebeu da Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino o “Mérito Cultural Carlos Gomes” no grau de comendadora.