Duas creches são construí­das nos bairros Rosa Garcia e Santa Emí­lia





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Creche no bairro Santa Emília deve ser construída ainda neste ano

 

Na quinta-feira passada, 29, a Prefeitura anunciou a construção de duas novas creches, no Jardim Santa Emília e no Rosa Garcia. De acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, Michel Zaneto, engenheiro da construtora Casa Alta, vistoriou os terrenos e aprovou o início das obras.

Conforme a secretária da Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, em breve, os cronogramas das construções serão divulgados. Ela afirmou que, depois de seis meses de as obras iniciarem, as creches serão entregues. Ângela acredita que ainda este ano estarão prontas.

De acordo com a secretária, os terrenos que abrigarão as creches dos dois bairros já estão sendo preparados. No Santa Emília, a terraplanagem já foi efetivada, para deixá-lo em condições para o começo da construção.

A escolha dos dois bairros para as implantações das creches se deu devido à grande procura por parte da população. “Nós até temos uma creche no Rosa Garcia, porém, é uma creche que tem uma demanda muito grande”, afirmou a secretária.

Conforme Ângela, mesmo com uma creche já instalada no local, há muitos pais aguardando vagas para matricular os filhos. A razão é que se trata de um bairro grande, no qual a unidade atende crianças que moram em localidades próximas.

Há outros bairros que dispõem de pré-escolas nas redondezas, como o San Raphael, porém, o local já está no “limite” de alunos.

De acordo com Ângela, algumas crianças que residem no Santa Emília frequentam creches nos bairros CDHU e Valinho. Porém, as pré-escolas desses locais também estão cheias e com lista de espera.

“Essas duas creches vêm para dar uma aliviada no entorno e para atendermos uma demanda reprimida bastante razoável nessa fila de espera, vindo a suprir as necessidades dos pais que estão aguardando vagas”, ressaltou Ângela.

De acordo com a secretária, a escolha dos dois locais para as creches não foi por acaso. Ângela afirmou que foi feito um estudo e levantamento de dados para definir quais bairros estão com mais pessoas procurando creches.

Ela disse ter sido muito importante estudar os locais para determinar onde serão construídas as pré-escolas porque há pontos com menos demandas, nos quais, por enquanto, não há preocupação.

“Nós temos um sistema em que é possível termos condições de verificar onde há mais procura e mais necessidade. Por meio desse sistema, nós determinamos quais os bairros que seriam contemplados”, sustentou Ângela.

A secretária informou que há um cadastro que os pais ou responsáveis fazem para efetuar as matrículas, ou ficar em listas de espera. Neles, informam o endereço que residem e onde seria um local apropriado para deixarem os filhos.

De acordo com Ângela, a maioria dos pais ou responsáveis possui cadastro. Portanto, as matrículas serão efetivadas a partir disso. Há, também, a possibilidade de preencher as fichas de inscrições. Porém, a prioridade será para quem já está cadastrado no sistema.

Para a secretária, as construções são “extremamente importantes para a comunidade que mora nos dois bairros, porque há dificuldades em encontrar espaços de qualidade para as crianças”.

“Prezo muito a qualidade. Nós temos, já, 22 unidades. Porém, temos uma demanda muito grande e ainda significativa”.

“Sabemos que as crianças precisam de cuidado e que, hoje em dia, muitas mães necessitam trabalhar e não têm onde deixar seus filhos. Elas precisam de um lugar com segurança e qualidade”, afirmou Ângela.

A secretária adiantou que, além dessas duas creches anunciadas pela Prefeitura e que já estão com locais definidos e vistoriados, mais duas pré-escolas deverão ser construídas, nos bairros vila Esperança e Jardim Santa Rita.

De acordo com Ângela, a creche em construção no centro, próxima à Prefeitura, deve ser entregue em aproximadamente 40 dias. Cada pré-escola da cidade atende, em média, 120 crianças.

Segundo a assessoria de comunicação, uma lista de vagas para creche foi divulgada esta semana. A confirmação e consulta da lista deve ser realizada no prédio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, na praça da Bandeira, 65, centro.