‘Donato Flores’ integra organização de congresso internacional de coral

O professor do Lar Donato Flores e regente do coral do Projeto Espaço Feliz, o maestro Luís Gustavo Laureano integra a comissão organizadora do evento
Da redação

Com início nesta quinta-feira, 15, o 1º “Cimuci (Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil) – Um Novo Olhar” deve reunir, virtualmente, renomados profissionais da música coral nacional e internacional, promovendo a troca de experiências e saberes do segmento.

O evento é uma realização conjunta do projeto Um Novo Olhar com o Fórum Virtual de Regentes Corais Infantojuvenis – ação de extensão universitária da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) -, com o Coral Espaço Feliz  – do Lar Donato Flores – e com o “Coro Curumins” – projeto de extensão da Fames (Faculdade de Música do Espírito Santo).

O evento virtual, que se estenderá até o próximo domingo, 18, integra a programação do projeto Um Novo Olhar, parceria da Funarte (Fundação Nacional de Artes) com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), tendo curadoria da escola de música da universidade carioca.

Professor do Lar Donato Flores e regente do coral do Projeto Espaço Feliz, o maestro Luís Gustavo Laureano integra a comissão organizadora do evento e ainda representa, institucionalmente, tanto o terceiro setor quanto o estado de São Paulo.

Os principais objetivos do evento são o incentivo de reflexões sobre os caminhos plurais da atividade coral voltada ao público infantojuvenil, oportunizar a divulgação de trabalhos e pesquisas, além de ampliar o intercâmbio entre instituições que desenvolvem ações voltadas a este público, em âmbito nacional e internacional.

O congresso virtual será transmitido no YouTube, pelo canal “Arte de Toda Gente”, disponível pelo endereço eletrônico: https://bit.ly/310XtMd.

A programação prevê nove “webinários” (seminários online), incluindo conferência de abertura, lançamento de livros e e-books e mesas-redondas.

Ao todo, 24 convidados e quatro membros da comissão organizadora, profissionais da música coral do Brasil e do exterior, do meio artístico e acadêmico, promoverão troca de experiências e saberes.

A abertura do Cimuci ocorrerá na manhã de quinta-feira, 15, a partir das 9h30, realizada pela comissão organizadora, formada por Laureano, Ana Lúcia Gaborim, da UFMS, Maria José Chevitarese, da UFRJ, e Paulo Paraguassú, da Fames.

Representante paulista e do Lar Donato Flores, o maestro Laureano mediará, no mesmo dia, às 15h, o webinário “Muda Vocal: Processos Fisiológicos e Processos de Aprendizagem” e, às 20h, o seminário “Elaboração e Captação de Recursos para Projetos Corais”.

Laureano ainda fará mais duas mediações no congresso virtual: na sexta-feira, 16, a partir das 10h, a “Preparação Vocal em Coros Infantojuvenis”; e no dia seguinte, sábado, 17, às 20h, “Atividade Coral em Projetos Sociais”.

O encerramento do congresso ocorrerá no domingo, 18, às 12h, com apresentação da Mostra Coral Infantojuvenil. O Coral do Projeto Espaço Feliz se apresentará individualmente e no “Grande Coro do Cimuci”, juntamente com o Coro Infantil, da UFRJ, PCIU! Projeto Coral Infantojuvenil, da UFMS, e Coro Curumins, da Fames.

Para ter direito ao certificado de participação, os interessados devem realizar inscrições pelo site https://www.e-inscricao.com/cimuci/2020. A participação é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cimuci2020@gmail.com.