Documentário cênico com estreia no CEU aborda ‘psicoses da arte’

Montagem da ST DNC durou 5 meses e envolveu pesquisa com artistas

489
ENTRE(laços) tem estreia no dia 3 e sessão no dia 4 de agosto (foto: divulgação)
Publicidade

A Companhia de Performances ST DNC estreia novo espetáculo no CEU (Centro de Esportes e Artes Unificado) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”. Trata-se de “ENTRE(laços)”, um documentário cênico inspirado nos artistas tatuianos.

O projeto é fruto de um processo de criação que aborda as psicoses de artistas locais. Conforme Mat Kaytan, diretor da companhia, a montagem durou cinco meses.

Para o desenvolvimento, o diretor realizou pesquisa junto aos artistas diagnosticados com depressão ou outras doenças psicológicas. O objetivo foi o de sensibilizar o laço afetivo entre os produtores de arte e amigos e familiares deles.

“ENTRE(laços) desenvolve de maneira sustentável a plástica de seu enredo, abrangendo o ‘plástico’ como opressor do meio ambiente e representando performaticamente a opressão das doenças”, explicou o diretor.

A proposta de encenação teve início em fevereiro deste ano, com uma enquete nas redes sociais. Por meio do questionário, a companhia contatou artistas que possuem doenças psicológicas, como: depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno bipolar e TOC (transtorno obsessivo-compulsivo).

Publicidade

Além de responder o questionário, os artistas colaboraram com fotos, depoimentos, relatos, desabafos e conselhos. Para o diretor, tudo isso deu corpo ao documentário cênico, pelo qual os personagens são os próprios artistas que compartilharam fragilidades. “E o resultado pretende ser emocionante”, disse.

Integram o elenco de ENTRE(laços), além do diretor, os atores e bailarinos Kellen Faustinoni e Valdick Junior. Emily Leone opera a luz e Lauani Corrêa a sonoplastia.

“Neste ano, a cia. descobriu outra vertente da performatividade, e encontrou uma nova possibilidade de desenvolvimento artístico, inovando no processo e produzindo um trabalho diferente dos quatro espetáculos anteriores; superando suas expectativas e expandindo o olhar criativo para o processo obter o resultado esperado”, contou o diretor do ST DNC, que também assina a direção artística, coreográfica e a dramaturgia do espetáculo.

ENTRE(laços) tem estreia no dia 3 e sessão no dia 4 de agosto. A apresentação será às 19h no anfiteatro do CEU, à rua Ana Rosa Monteiro, 475, na vila Santa Helena.

Publicidade