Doar Sangue!

Um ato de Amor e Solidariedade!

412
Publicidade
RAUL VALLERINE

Enquanto o ser humano continuar se preocupando com o seu próprio umbigo, mais inocentes irão perder a vida. Não faça parte dessa minoria, seja um doador de sangue.

Você sabia que ao doar sangue é possível salvar até quatro vidas? Doar sangue é simples. A coleta é sempre feita por profissionais capacitados para garantir o bem-estar do doador.

Todo o processo de doação de sangue leva menos de uma hora.

Doar sangue não dói, não prejudica a saúde e é um ato de amor ao próximo. Doe sangue!

Com a chegada do inverno, os bancos de sangue tendem a ter uma baixa no estoque por conta da queda das temperaturas e do aumento da incidência de doenças respiratórias.

Publicidade

Somado a isso, o isolamento social recomendado pelos órgãos competentes como medida de combate ao coronavírus afetou o número de doações realizadas nos últimos meses.

O Lions Clube de Tatuí lançou a Campanha “Julho é Vida” para incentivar a doação de sangue na cidade. As coletas são feitas no Banco de Sangue Fortunato Minghini, da Santa Casa de Misericórdia.

A unidade faz coletas as terças e quintas-feiras, das 7h às 9h, porém, com agendamento prévio. Segundo o Banco de Sangue, são realizados aproximadamente 200 agendamentos de doação por mês na unidade.

Para ser doador: Ter entre 18 e 69 anos de idade, ter boa saúde, apresentar o documento original com foto, menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal, com documentos originais com foto, não estar em jejum e não ter ingerido bebida alcoólica pelo período mínimo de 12 horas antes da doação.

No entanto, com a pandemia e também por causa do frio, 30% dos doadores acabam deixando de comparecer nas datas marcadas, informou o banco.

De acordo com a entidade, por semana, são feitas cerca de 50 coletas, que beneficiam pacientes internados em hospitais do município e da Faculdade de Medicina da UNESP, em Botucatu (SP).

Aos interessados, o agendamento prévio deve ser feito pelo número (15) 3205-1333 e as coletas são feitas no Banco de Sangue Fortunato Minghini, da Santa Casa de Misericórdia, localizado à Rua Maneco Pereira, 299, Centro.

Esse processo está sendo realizado normalmente durante a pandemia e todos os profissionais envolvidos estão devidamente paramentados com equipamentos de proteção individual (EPIs) para proporcionar mais segurança e proteção ao doador.

Um simples ato que pode salvar quatro vidas. Essa é a fórmula que melhor define a doação de sangue.

E mesmo que muitos saibam a importância desse gesto solidário afinal de contas, esse é uma demonstração e tanto de amor ao próximo.

É um jogo que determina quem pode ganhar a sua vida novamente ou perdê-la. Costuma-se dizer que é um ato que não tem consequências apenas físicas. O paciente está ali, dependendo de sangue, e o pai, a mãe e o irmão estão sofrendo também.

Ao doar sangue, você pode salvar, materialmente, até quatro pessoas, mas espiritualmente pode ajudar muito mais. Por isso, vale a pena insistir nesse gesto, salienta o hematologista.

O tipo sanguíneo O+ é o mais comum, existindo em 36% da população brasileira. Consequentemente, é bastante utilizado.

Já o tipo O- existe em 9% da população e é conhecido como doador universal, pois é possível utilizá-lo na falta de qualquer outro.

A Campanha “Julho é Vida”, do Lions Clube de Tatuí incentiva os indivíduos a doarem sangue, ação que auxilia pessoas em tratamentos de grande complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Nesses momentos o paciente pode contar apenas com a solidariedade de outra pessoa. E se você precisar receber uma transfusão amanhã?

Lembre-se: Doe, porque um dia você pode precisar, além de praticar um ato de amor e caridade salvando vidas de quem nem conhece.

Publicidade