Dia Internacional de Museus tem no “PS” vasta programação

855
Museu Paulo Setúbal organiza vários eventos a partir do dia 14 (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

Nesta próxima semana, entre os dias 14 e 19, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento da prefeitura, terá vasta programação gratuita em razão da 17ª Semana Nacional de Museus, para comemorar o Dia Internacional de Museus – celebrado em 18 de maio.

Uma gama de atividades culturais, para todos os gostos e estilos, acontecerá juntamente com as comemorações do Dia Municipal da Literatura Tatuiana.

Com o tema “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”, a “Semana” propõe ao público “o pensamento nos museus como núcleos ou centros culturais, pensamento que, desde os anos de 70” tem sido trabalhado, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura.

No dia 14, terça-feira, às 9h, haverá o projeto “AfroApaeana – A Cultura da Igualdade”, uma exposição fotográfica de Giancarlo Cornoló, uma apresentação de grupo de afro reggae, dança afro e maculelê, além de uma mostra da oficina de artes plásticas, ambos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Fundação Itaú Social.

Na sexta-feira, 17, além do encerramento das inscrições do Concurso Literário Paulo Setúbal, ocorrerá, às 14h, o “Processo Criativo de Bolso”, com a escritora tatuiana Raquel Prestes.

Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

Já no domingo, 19, a partir das 13h, o museu sediará o 1º Sarau Afro “Resistências Quilombolas”, realizado pela Akoma Projetos Educacionais e Sociais.

Durante toda a semana, de 14 a 19, outras atividades paralelas estarão acontecendo no museu: nos dias pares, o projeto “Construindo o Próprio Livro”, em comemoração ao Dia Municipal da Literatura Tatuiana; às 9h30 e às 14h30, a exibição do filme “De Onde Eu Te Vejo”, do Ponto MIS; e a exposição em homenagem ao Dia Municipal da Literatura Tatuiana (Paulo Setúbal e Chiquinha Rodrigues).

Para visitas, basta entrar em contato com o setor de agendamentos do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, pelo telefone (15) 3251-4969, ou via e-mail (museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br), de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h. O museu está situado na praça Manoel Guedes, 98, centro.

A Semana Nacional de Museus foi criada há 17 anos, para comemorar o Dia Internacional de Museus, pelo Instituto Nacional de Museus (Ibram). A ação tem se tornado, nos últimos anos, um instrumento de acesso à cultura e de visibilidade dos museus nacionais.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova