Devido à pandemia, ato cívico contará com público restrito

395
Ato será em frente à capela de São João do Bemfica (Foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

No dia em que será celebrado o aniversário de 194 anos Tatuí, terça-feira, 11, a partir das 10h, a prefeitura promoverá um ato cívico em frente à capela de São João do Bemfica. O evento será limitado às autoridades civis, religiosas e militares, devido à pandemia.

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, está prevista a participação da Guarda Civil Municipal, com os pavilhões nacionais, cântico de hinos cívicos, manifestação das autoridades e apresentação do grupo musical “Família Cortez”.

De acordo com o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, apesar de diversas atividades comemorativas à data, a prefeita Maria José Vieira de Camargo pediu a realização de um ato cívico em local que não provocasse aglomerações.

“Em conversas, lembramos da capela do Bemfica, que foi restaurada pela atual gestão e segue em ótimo estado. É o ‘ponto zero’, onde começou a nossa cidade”, ressaltou.

Apesar da intenção, Sinisgalli não garante que o ato cívico será transmitido ao vivo, devido ao sinal de internet no local. Segundo ele, está pré-agendada uma live do evento na página da secretaria municipal no Facebook, pelo link: https://bit.ly/2RLELnb .

Publicidade

No entanto, caso não seja possível transmitir o evento simultaneamente, Sinisgalli informa que o ato cívico será filmado e, posteriormente, disponibilizado na íntegra no perfil oficial da prefeitura na rede social, pelo endereço digital: https://bit.ly/3kiKQnU .

Capela

A Capela de São João do Benfica foi tombada como patrimônio histórico e cultural de Tatuí em 2 de junho de 2002, por meio do decreto municipal 4.221/02. Localizada na estrada municipal Moisés Martins, no sentido ao distrito de Americana, a igreja é considerada o berço do povoado de Tatuí.

Em 2018, o local foi restaurado pela atual gestão. A prefeitura iniciou a restauração em meados de abril do ano anterior, após o teto do local desabar. Para tanto, contou com o apoio do Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

No entorno da capela, houve revitalização, com obras de paisagismo e infraestrutura. A família Provasi, por meio de Alessandro Provasi, filho do dono das terras ao lado da capela, fez a doação de um espaço para a ampliação do acesso ao principal espaço histórico, cultural e religioso de Tatuí.

No interior da capela de São João de Bemfica, foi instalado um quadro em tela do pintor Domingos Jacob Filho, o Mingo Jacob. Os detalhes da reforma foram conduzidos pela arquiteta Veridiana Petinelli.

Ao lado, foi instalada a Casa de Apoio ao Turista, um memorial dedicado a contar a história de Tatuí aos turistas e estudantes, com pesquisas assinadas pelos historiadores José Erasmo Negrão Peixoto e Renato Ferreira de Camargo, organizadas pelo historiador e jornalista, Christian Pereira de Camargo.

Publicidade